Latitude Infinita

Google Maps: Como viajar sem chip de celular (ATUALIZADO)

O post de hoje é uma utilidade pra viajante que é sobre Google Maps: Como viajar sem chip de celular. Recebi muitas perguntas na ultima semana dos meus colegas sobre como eu faço para andar por Toronto, saber me localizar e ainda por cima não ter um chip de celular. Todas as vezes que me perguntaram isso eu ficava pensando "mas ué, eu uso o google maps" e depois de explicar para uma amiga japonesa como funcionava, que achei interessante trazer o assunto para cá, vai que vocês, meus amigos, não sabem desse pulo do gato?

Vamos ao Passo a Passo: Como viajar sem chip de celular?

Primeiro de tudo, você tem que fazer esses passos todos que vou te mostrar, antes da viagem, ou durante a viagem enquanto você tiver wifi, ok?

1º de tudo: Baixe o Aplicativo do Google Maps em seu celular e faça o login com seu email. 

2º: Coloque o nome da cidade (da sua próxima viagem) e quando o mapa aparecer da cidade, coloque o nome dos lugares que você quer visitar.


Eu normalmente começo essa parte colocando os museus, aquários, pontos turísticos que quero conhecer, lojas que adoro entrar (staples, como no exemplo, é loja de papelaria. eu amo!), restaurantes ou lanchonetes que quero conhecer.

Como na imagem, você vai clicar em 'save' e colocar uma estrela (starred places), um lembrete verde (want to go) ou um coração (favorites). Eu sempre coloco o coração como o hotel/casa (agora homestay e escola), o want to go as lojas que eu mais amo na vida e as estrelas, todas as demais coisas.

photo-28-03-17-19-18-18.jpg

3º: Depois de colocar todos os marcadores, você verá seu mapa mais ou menos assim. 

Photo 28-03-17 19 17 16

4º: Clique nos três risquinhos ali de cima (lado esquerdo do Search Google Maps) e aparecerá a imagem a seguir, clique em áreas offlines

Photo 28-03-17 19 17 26

5º Você terá que clicar (conforme imagem abaixo) para poder salvar uma nova área. Veja que caso você tenha estrelas em áreas que o primeiro quadrado não consiga alcançar, você terá que fazer duas vezes e criar dois mapinhas salvos. No meu caso ali, veja que tem três, não tem problema, você só precisa de memória no celular. 

photo-28-03-17-19-17-39.jpg

6º Selecione a área do download. 

Photo 28-03-17 19 17 51

7º: Agora sempre que você acessar o google maps offline (modo avião), você poderá encontrar as estrelas e ver se você esta próximo ou não. Ai você me pergunta "como assim? o GPS funciona em modo avião?", sim! O localizador do Google funciona quando você esta em modo avião, então você consegue ver se o seu ponteiro azul esta virado para esquerda ou direita, o que facilita pra caramba saber qual lado você tem que ir.

Como você salvou a imagem do mapa, você consegue aproximar dos lugares e descobrir o nome da estação de metro mais próxima e ir se localizando com o GPS até lá. Você só não conseguirá criar uma rota, tá? (igual no carro), mas você pode chegar no metro e olhar o mapa das linhas, descobrir qual a linha que você precisa pegar para ir até a outra estação de metro que você quer ver.

Viu como é fácil? Em todas as viagens que eu já fiz, o unico lugar que eu comprei chip de celular foi o Japão, e porque lá eu realmente precisava criar rotas para encontrar as coisas, mas no resto? nem precisa viu 😀

Boa próxima viagem pra vocês, espero ter ajudado.

Produtos de Beleza para usar no Inverno
Check List: mala de viagem
Novo procedimento TSA
4 comentários
  • Wilson

    Ótimo post! Explicação passo a passo detalhada!! 🙂

    Responder
  • Will Franck

    Muito bom ! Por que você não foi antes de mim pra Alemanha, assim seu blog ( posts ) teria me ajudado e muito !! Continue esta sendo muito construtivo !!!

    Responder
    • Aline Kamiji

      Uau; muito obrigada pelo elogio! Postarei mais coisas legais, espero que goste e ajude em uma próxima viagem 🙂

      Responder