Latitude Infinita

Check List de viagem: o que levar na mala

O que levar na mala de viagem? Todo mundo sabe como fazer uma mala de viagem, seja porque quando criança viajava para a praia ou campo, ou porque já teve que fazer uma muda de roupa para dormir na casa do amigo.

A grande diferença é como fazer sua mala de viagem de forma otimizada é reduzida, tentando ao máximo não levar itens desnecessários. Até porque agora com as restrições de peso e mala das companhias brasileiras, qualquer 10gramas fazem a diferença.

O que levar na mala de viagem?

A quantidade de roupa vai ser sempre a mesma, independente se você for ficar uma semana, duas ou um mês. O motivo? Com mais de uma semana, você irá lavar roupa. Seja no hotel que você ficará (na lavanderia ou no banheiro do seu quarto) ou em lavanderias de rua.

Não fique acanhado, melhor lavar suas roupas e ter espaço para comprar p que você deseja, do que levar roupa para dois meses e não poder trazer nem um ímã de geladeira.

Quantas roupas levar na viagem?

Vamos ao cálculo. Disponibilizei uma folha que eu utilizo para as minhas viagens. Seguindo a regra dos itens que sempre irão e itens de acordo com o clima.

Saiba qual o clima de onde você está indo. Uma semana antes, já olhe o clima tempo ou um no Weather channel. Com uma semana de antecedência, você terá tempo para lavar aquela blusa favorita e colocá-la na mala.

Roupa para 5 dias! 5 meias, 5 calcinhas, 5 blusas. 1 calça jeans, 1 calça de tecido leve (essa vai no seu corpo no avião). 1 tênis na mala, outro par no seu pé.

Você tem costume de andar com salto alto? Tudo bem! Leve um. Se você é como eu e não tem esse costume, nem pense em levar! Será um peso a mais e você não irá usar.


Essa é a lista para os que estão começando o packlight, para quem já se acostumou com esse número de 5 itens, vale a pena diminuir, caso você perceba que não usou todos os itens, ou que quando comprou itens novos, deixou alguma blusa sem usar.

Eu sempre faço essa contagem quando volto de alguma viagem. Anoto se eu não usei alguma peça e na próxima viagem eu não levo esse item. Até porque em qualquer viagem, você acaba comprando uma blusa ou duas, então, já reduza a quantidade na ida.

Preciso levar eletrônicos e Secador/Prancha?

Depende! Você precisa do seu computador para trabalhar enquanto viaja? Então o leve. De resto, tente não levar itens desnecessários.
Secador de cabelo sempre tem em hotel de 3 estrelas para cima, então, para que levar um de casa? Ferro de passar roupa: você não precisa levar, todo hotel tem. Se não tiver dentro do seu quarto de hotel, ligue na recepção.

Nunca esqueça seus carregadores e baterias, imagine ficar sem bateria no seu primeiro dia? Lembre de colocar esse item primeiro em sua mala de mão.

Viagem para compras: como arrumar e o que levar na mala de viagem

Reduza a quantidade de coisas mais ainda. Se você está indo comprar roupa, leve 2 mudas de roupa apenas. Voce pensa em comprar tênis? Leve apenas o que está em seu pé, não coloque nenhum na mala de viagem.
Vai trocar de celular? Não leve o seu daqui, deixe-o ou já o revenda, mas não o leve contigo.

Ficou com dúvida em algum item dessa lista anexada? Ou ficou com dúvida sobre o que eu escrevi?. Comente aqui embaixo ou no nosso facebook, que terei o prazer de lhe ajudar.

Check List da Viagem

Novo procedimento TSA
Flight Review: Como foi voar de Avianca
Experiência AIRBNB: Relatos de Viajantes
3 comentários
  • Carla Franck

    Adorei estas dicas, uma dificuldade sempre ao montar.

    Responder
    • Aline Kamiji

      Agora vai ficar bem mais fácil, até porque está separado por clima. Super ajuda quando não sabemos o que levar para cada clima

      Responder
  • Carla carinhas

    Em meio a tantas dúvidas, há um ponto que ninguém questiona e que é uma certeza entre aqueles que gostam de viajar: a bagagem de mão é a mais prática para uma viagem, seja a negócios ou para um passeio de poucos dias.

    Responder