Como montar um roteiro de viagem?

Depois de resolver a compra das suas passagens e a reserva do seu hotel, como montar um roteiro de viagem? Parece um monstro de sete cabeças e você não tem a mínima ideia de por onde começar. Dá aquela vontade de copiar um roteiro da internet e se jogar nele, e eu sei que na grande maioria das vezes essa é a opção mais fácil. Porem, vou me usar como exemplo, eu adoro ir em museus e aquários (viciada mesmo) e meus roteiros sempre envolvem esses locais. Entretanto, tenho amigos que preferem outro tipo de viagem, uma viagem de compra, uma viagem de culinária.

Entendeu? Nem todo roteiro, tem como se encaixar no seu gosto se ele não foi feito por você ou especificamente para você. Vou te ensinar a seguir os meus passos de como montar um roteiro de viagem e você conseguirá ser auto-suficiente para montar o seu próprio, ok?

Mas assim, caso você não tenha os mesmos desejos (sim, eu adoro!) de como montar um roteiro de viagem, como eu, me manda um email (contato@latitudeinfinita.com), que podemos fechar um roteiro pra ti, por um valor a combinar.

O que fazer primeiro para montar o roteiro de viagem?

Primeiro de tudo, a sua viagem é com qual propósito? Qual a meta principal da sua viagem?

  • Viagem Cultural: ir a Museus, Galerias, Livrarias, Exposições …
  • Viagem Gastronômica: Experimentar comidas novas, provar comida típica, ir em algum restaurante com estrela Michelin.
  • Viagem de Compra: Conhecer os Outlets, Lista de compra para lojas específicas.
  • Viagem de Descanso: Quero é sombra e água fresca, sentar na areia da praia e ficar por ali.
  • Viagem Hibrida: Isso tudo ai de cima e o que mais aparecer pela frente.

Decidiu qual o seu estilo de viagem? Agora você já consegue decidir para quais lugares você quer ir e quais os lugares você quer passar longe. Com isso em um papel. (sério, coloque no papel o que você quer ver, fica mais fácil de visualizar). Você já pode começar a procurar todas as suas opções.

Já sei o que quero, como montar um roteiro de viagem?

Aqui é que esta o pulo do gato! Você já sabe qual a sua motivação da viagem, isso já te facilita e muito. Vou mostrar como eu crio os meus roteiros. Entretanto, se quiser, já temos o roteiro com mapa de Nova York e também de Toronto e Montreal.

O segundo passo que eu sigo é colocar no papel quais os lugares que eu quero visitar. Com esses nomes de lugares, começo a procurar então qual o horário de funcionamento deles. Quais dias eles fecham e, acima de tudo, qual o pico de horário. Sim! O nosso amigo Google te mostra, em uma grande maioria dos lugares, quais desses lugares são mais cheios e em quais horários.



como montar um roteiro de viagem: Nova York

Você consegue ver quais os dias e quais os melhores horários para ir até o Museu de História Natural de Nova York. Pode parecer bobo olhar isso, mas acredite, evitar uma fila ou evitar lugares muito cheios, faram de sua viagem, uma viagem bem melhor.

Terceiro passo para montar o roteiro de viagem.

O terceiro passo de como você montar um roteiro de viagem é bem simples e eu já ensinei por aqui. Você tem que colocar todos esses locais com estrelas, marcadores. O local para o qual eu faço isso é o Mapa do Google. Ali você vai conseguir dividir a cidade por regiões e o que nessas regiões você quer conhecer/ver.

Meu mapa de Nova York: como montar um roteiro de viagem

Eu já fui algumas vezes para Nova York, então eu não visito mais alguns pontos turísticos. Uma vez que eu já os vi. Depois de você ver esses locais famosos e conhecidos, você retira a estrela que você colocou no seu mapa, para ir facilitando o seu desenrolar da viagem. Fica mais fácil já que você consegue ver exatamente qual local esta faltando de ver.

Quando eu volto de uma viagem, como Nova York, eu sempre deixo marcado lugares que eu amei conhecer e voltaria. Marco também dicas novas e lugares que passei na porta e achei que na próxima viagem eu possa querer conhecer. Como o mapa do google, funciona Offline (veja como no nosso post sobre) você consegue verificar o seu posicionamento e onde estão as estrelas. Facilitando e muito a sua autonomia na viagem.

Outra boa dica é baixar o aplicativo que também é do Google: O Google Trips. Ele é ótimo para te ajudar a montar um roteiro de viagem e a encontrar o que você quer ver na cidade, e a melhor parte? Ele também coloca estrelas no seu mapa, então, tudo fica integrado.

E para finalizar …

Acho que esta bom o post de hoje em? Muitas dicas, muitos truques e ótimas indicações de lugares. Agora você já sabe como montar seu roteiro de viagem. Já percebeu que nem é tão difícil assim e que você pode melhorar e muito sua próxima viagem a algum local, né?

Vale lembrar que o roteiro tem que ser montado de acordo com as suas necessidades e que não tem como fazer tudo de uma única vez. Faça seu roteiro priorizando os lugares que você mais quer conhecer e deixe os demais para a sua próxima viagem ao local. Lembre que você sempre pode voltar e vai ser tão legal poder rever alguns locais e visitar novos, não é?

Boa viagem! e nos conte no facebook ou por aqui como foi e se a ajuda de criar seu roteiro ajudou.


 

5 comentários Adicione o seu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.