Como se proteger de furtos na viagem

Vamos falar de um tema pesado aqui. Como se proteger de furtos na viagem. Primeiro de tudo, não entenda esse post como algo pejorativo de qualquer forma, ok? É só que você precisa ficar atendo a muitas coisas enquanto estiver viajando e querendo ou não, quando estamos na frente de um ponto turístico impressionante, acabamos ficando descuidados.



Seja em qualquer cidade do mundo, você sempre irá se confrontar com algum tipo de furto. Em sua maioria, os furtos são realizados por menores de idade (já que caso a polícia os peguem, eles são liberados no mesmo dia) e da forma mais sutil possível. O que faz com que a pessoa só saiba que foi furtada, momentos depois.

O que você precisa entender é que esse tipo de furto, ocorre normalmente em áreas turísticas ou dentro dos metros/ônibus. Vou separar alguns casos que já presenciei ou soube, por categoria de furto/assalto. O que eu quero é que vocês tenham todas as informações possíveis e que aprendam como se proteger de furtos, enquanto aproveitam a cidade.

Como se proteger de furtos: Furtos em geral

Metrô: Normalmente em horário de pico. O metro esta lotado e você entra junto com todos os franceses e turistas dentro do vagão. O que ocorre? Abrem sua bolsa ou mochila e pegam o que tem dentro.

  • Como se proteger de furtos: você esta turistando, então seus horários são mais flexíveis. Tente não pegar metro ou qualquer tipo de transporte em horário de pico. Caso você tenha que pegar, lembre-se de sempre colocar sua bolsa o mais próximo possível da sua frente e fique atento a sua bolsa e bolsos.
  • O que ficar atento: Qualquer pessoa pode te furtar, até os que tenham gravata. Essas pessoas sabem que quando bem vestidas, conseguem se misturar e não chamar atenção.

Motos ou Bicicletas: Passa uma moto ou bicicleta do seu lado e puxa sua bolsa de alça. A clássica que qualquer brasileiro conhece, seja porque já sofreu ou porque conhece alguém que já foi furtado assim.

  • Como se proteger de furtos: Nunca ande com bolsa de uma alça só. Simples assim, ande com bolsa transversal ou mochila. Se você estiver andando na calçada entre um prédio/lojas e a rua. Sempre deixe sua bolsa transversal ou bolsa de alça (caso você só tenha essa, ou seja a sua xodó), do lado em que esta o estabelecimento. Nunca do lado em que esta a rua.
  • O que ficar atento: Esse é complicado, porque você teria que ficar 100% atento a rua e aos movimentos em seu entorno. Lembrando que esse tipo de furto pode ser feito até por uma pessoa a pé, ela só precisaria sair correndo.

Como se prevenir de furtos: Pontos Turísticos

Basílica de Sacré Cœur (Paris): Para subir até a basílica você tem algumas opções. Pode ser de bondinho (se você tiver navigo, melhor ainda, porque já está incluso), pela escadaria ou pelos jardins laterais. Fique atento as pessoas que tentam te vender algum item nessa escadaria. Normalmente, elas te abordam em grupos e tentam te fazer ficar acuado. Ou colocam alguma pulseira ou anel em você.
  • Como se proteger de furtos: Você esta vendo pessoas vindo em sua direção? Tente sair da situação, fale alto, ou então dê uma corridinha. Não recomendo que você suba pelos jardins, ali fica muito mais fácil de abordar e podem vir de trás das arvores hehe.
  • O que ficar atento: Você quer subir pela escada, mas lá de baixo tem como olhar e ver quais pessoas já estão nessa escadaria. Não suba se seu coração mandar. As vezes o sexto sentido ajuda.

Esse exemplo foi o que mais vi relatarem e sofrerem. Tenho amigos que sofreram esse do cara aparecer do nada atrás da árvore. Lembre que em qualquer lugar turístico, temos turistas desatentos e olhando para a beleza do lugar. São nesses locais que isso não ocorre.

Como se prevenir de furtos: Nas Ruas

Assalto das horas: Bem das clássicas, pergunta as horas para que você mostre se esta com relógio caro. Se tiver, tirando seu relógio em um puxão. Se você tirar o celular para ver, já era celular.

  • Como se proteger de furtos: Minha dica de ouro para qualquer tipo de abordagem, é fingir que não entendeu qual foi a pergunta. Muitas vezes eles perguntam até em português! Não responda, continue andando. Eu sei que somos acostumados a responder a qualquer pergunta que nos fazem, uma questão ai de educação. Mas vamos lá né gente, quem hoje em dia não tem um celular para ver as horas?
  • O que ficar atento: Não de trela pra bobeira. Se você precisa saber as horas e não tem relógio ou seu celular esta sem bateria, o que você faria? Perguntaria dentro de alguma loja. Tem tantas entorno de ponto turístico, não faz sentido a pessoa vir perguntar especificamente para você né?

Nas ruas turísticas: Esse eu vi e muito. Pessoas com abaixo assinado contra alguma coisa qualquer. As vezes é contra as drogas, as vezes contra alguma recente lei. Eles param os turistas e pedem uma ajuda, que você só precisa assinar e nada mais, seria apenas para juntar a quantidade necessária de assinaturas e que isso ajudaria e muito a causa deles. As vezes são senhoras, as vezes crianças romenas, as vezes pessoas engravatadas. Já teve caso de freiras! (e que depois foi descoberto ser de uma quadrilha).

  • Como se proteger de furtos: Parece bobeira eu ter que dizer isso, mas não assine nada e não pare quando vierem te pedir. Quando você assina, eles começam a te pedir um auxilio, que você dê alguma moeda, algum dinheiro. Se você abrir a carteira, ai ferrou. Eles ficam agressivos, para que você dê a nota mais alta. Não caia nessa bobeira! Nenhum abaixo assinado vai se valer apenas da sua assinatura. Sem tirar que pedir a turista para assinar algo que modificaria algo na região, não teria nenhum valor legal né?
  • O que ficar atento: Evite parar para ajudar, escutar, conversar ou qualquer coisa com pessoas aleatórias na rua. Quer conversar com alguém em francês? Converse no restaurante, converse no hotel. Mas não vá parar na rua para qualquer conversa né? Você não faria isso nem aqui no Brasil.

Isso só acontece em qual região?

Não é recorrente assaltos com armas ou agressões físicas. Mas assim, vocês tem que lembrar sempre que qualquer tipo de furto ou assalto, pode ocorrer em qualquer lugar do mundo. São pessoas que assaltam pessoas, sejam elas quais motivos os tenham. Só fique atento! Não é porque você esta na Europa, que você tem aquela ideia de que ninguém assalta ninguém, que isso não aconteça. Assaltante, pessoas querendo passar a perna nas outras, tem em todo o mundo! Isso é um problema do ser humano e não de regiões do globo terrestre.

Tem muitos outros tipos de assaltados e furtos pelos lugares? tem sim, eles sempre aprimoram e muito as técnicas de furto e de assalto. Então, a maior e melhor regra de todas é se proteger para qualquer eventualidade.

Bolsas de viagem: Bolsa do dia a dia.

Vou colocar aqui minha fotos das bolsas que eu uso em viagem, para que vocês tenham uma ideia de como eu me protejo contra isso. Essas bolsas são 100% contra furtos? não! Nenhuma bolsa o é, mas quanto mais próxima do corpo e a sua vista, melhor.

Eu prefiro a peitoral, porque me dá uma liberdade com os braços, absurda. Sem tirar que dentro de metro, eu abraço ela bem em frente ao peito. Em ponto turístico, eu deixo ela bem na frente do peito mesmo e posso ficar totalmente desfocada dela, só tirando minhas fotos. Porque se alguém for colocar a mão no meu peito, eu vou perceber né? Sinto mais segurança, sabe? Essa em específico eu comprei em Tóquio, porem você pode comprar uma parecida em qualquer local ou igual a essa no ebay.

Bolsas de lado dão segurança se você as deixa em frente do corpo. Porem, ocorre que alguns turistas as colocam na lateral do corpo. Ai filho, é dar oportunidade pro ladrão. Deixe esse tipo de bolsa o mais visível do seu olho possível. Literalmente em frente ao seu corpo.

Como se prevenir de furtos em viagens?

Tem alguns outros tipos de furtos por todo o mundo. Seja aquele troco errado quando você pagou a comida, ou o taxi. Seja andando na rua e sofrendo um assalto a mão armada. Esse post do Latitude é para te deixar mais ciente do que pode ocorrer e como você tem que se proteger.

Existem outros sites pela internet que contam alguns relatos de assaltos ou furtos sofridos por turistas. Procure no google, qual a região que você vai e a palavra furto. Você verá uma quantidade absurda sobre furtos daquela região.

Só não deixe de viajar por causa disso. Insegurança temos em qualquer lugar do mundo, você só precisa se prevenir. Boa Viagem!


4 comentários Adicione o seu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.