Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

Dicas de ouro nos Aeroportos (Parte 1)

Dicas de ouro nos Aeroportos (Parte 1)


Sabe qual é a pergunta que mais me fazem: Quais são as minhas dicas de ouro nos Aeroportos e quais os pontos que todos tem que prestar atenção quando estão dentro de um. Como o assunto aeroporto é algo que me fascina, não teria sentido algum eu não compartilhar com vocês.

Fato Curioso: O Brasil é o segundo país no mundo com o maior número de aeroportos. O Brasil só perde a primeira posição para os Estados Unidos.

Muitas dessas dicas eu aprendi depois de cometer algum erro na hora do aeroporto. Então sente com um papel e caneta na mão e corre anotar algumas das minhas dicas de ouro nos aeroportos por esse mundão a fora. E já comece sendo um viajante inteligente.

Tive que dividir essas dicas em duas partes, porquê se não esse post ficaria tão grande que você não iria até o final. A segunda parte, do dicas de ouro nos aeroportos você lê aqui.

Dica de ouro nos aeroportos

Chegada no Aeroporto

Imprima suas passagens aéreas e se possível, já realize o seu check in online. Para que você só precise chegar no balcão da companhia aérea para despachar sua bagagem (se tiver).

Leve seus documentos em um local de fácil acesso. Você precisará tirar o passaporte várias vezes, as passagens impressas também. Mas lembre de deixá-lo seguro, você não vai querer perder nenhum desses documentos bem perto da ‘boca do gol’.

Voo nacional ou internacional, não importa! Chegue cedo. Lembre que imprevistos podem acontecer, o trânsito pode estar caótico na sua cidade, ou o transporte que você escolheu para ir até o aeroporto pode quebrar. Enfim, se prepare para o imprevisto da vida. Saída de sua casa com antecedência, para que você tenha tempo de fazer todos os processos de forma calma e sem desespero.

  • Eu sempre prefiro chegar de 3 a 4 horas de antecedência no aeroporto, para voo internacional e 2 horas para nacional. Pode parecer muito tempo, mas você pode passar pelo raio x com tranquilidade. Pode conversar com os atendentes do balcão da companhia aérea, para colocar seu nome na lista de business (dica mais a frente). Também pode chegar cedo e começar a ler algum livro, tendo a certeza que pelo menos no aeroporto você já está.

Mala de mão e Mala despachada

Diferencia sua bagagem despachada. Coloque um cinto de mala nela, ou algumas fitas na alça. Qualquer que seja a escolha, diferencia sua mala. Lembre que muitas pessoas podem ter uma mala similar a sua, principalmente se for toda preta. Colocar um item que a diferencie das demais, vai facilitar na hora que você estiver esperando na esteira para pegá-la. Sem esquecer, que a probabilidade que alguém pegue sua mala por engano, reduz bastante.

Dicas de ouro nos Aeroportos

Na mala de mão: Não esqueça que os itens com líquidos só podem ter no máximo 100 ml. Não interessa se na embalagem só tem 100 ml, porque você pesou. Assim, se a embalagem tiver escrito 200ml, o seu frasco inteiro vai ser jogado no lixo. Leve apenas itens com 100 ml e de preferência em apenas um saco plástico transparente.

Dicas de ouro nos Aeroportos

Você pode levar garrafa de água vazia! e ainda consegue economizar uma grana.

Leve-a e encha com água potável depois que passou pelo raio-x.

No Balção da companhia aérea

Mesmo que você possa ter feito o check in online. Vá até o balção da companhia aérea e veja se tem alguma lista de espera para a classe executiva. As vezes é possível fazer esse upgrade por um valor inferior ao que seria se você comprasse a passagem para a executiva de fato. Pergunte! Vai que você consegue comprar esse upgrade por um valor inferior e que você considere que vale a pena. É aquele velho ditado “Quem tem boca, vai a Roma”

Em algumas companhias aéreas, essa opção já aparece no ato do check in (caso tenha vaga). Então, fique atento que as vezes uma oportunidade pode surgir quando você menos espera. Em alguns casos, a business vale muito o investimento, principalmente se é o voo de volta do seu destino. Poder esticar as pernas antes de voltar pro seu país, é bem reconfortante. Sem esquecer que você tem embarque prioritário nesse caso.


Dicas de ouro nos Aeroportos
Delta: Classe Executiva. Essa cadeira estica toda e você fica completamente deitado.

Aguardando para o Raio-X

Antes de mais nada, lembre que você vai passar por uma máquina de raio-x e que não pode ter qualquer tipo de metal em seu corpo para isso. Se você tem alguma condição física que lhe proíba passar por uma maquina dessas, informe! Se você tem pinos ou metais cirúrgicos pelo corpo (que apitem quando você entra no agência bancária da sua cidade), informe também, isso irá facilitar para o agente e para você.

Evite ir cheia de acessórios. Então, não vá com bota que tenha detalhes em metal, ou com cinto que seja difícil de retirar. Lembre-se que qualquer coisa que você tenha no corpo de acessório, você vai ter que retirar na fila e colocar dentro de uma bandeja.

Já perdi cinto por causa disso. Na hora que você retira todos os seus itens depois da maquina de raio-x, você esta tão apressado para não atrapalhar a fila, que pode perder alguns itens. Então lembre-se: Quanto menos itens dentro da bandeja, melhor!

Um fato curioso: Normalmente as pessoas tendem a ir para as filas de raio-x da direita. É uma condição neuromotora que nos faz iremos no sentido em que escrevemos. Faz sentido? não sei, só sei que as esteiras do lado esquerdo normalmente são mais vazias.

Se não tiver algum agente informando para onde você deve ir (em GRU não tem), vá para a esquerda e não para a direita. Ok?

Dicas de ouro nos Aeroportos

O que colocar na bandeja do raio-x?

Não fique batendo papo enquanto aguarda sua vez. A probabilidade de você perder o time e acabar sendo chamado pelo agente é bem alta. Então, na hora que chegou perto da fila do raio x, fique focado!

Já retire os itens que estão no seu corpo e coloque-os dentro da mala de mão, ou então na bandeja. Se você estiver levando computador, lembre se retirá-lo de sua mala de mão e colocar em uma bandeja sozinho.

  • Aeroportos Norte-Americanos: Se você precisou levar seu laptop, lembre que ele precisa ter bateria suficiente para ter que ligá-lo, caso o agente solicite. Eles irão passar seu computador pelo raio-x e possivelmente ainda passe um outro detector manualmente. Sim, já tive que aguardar enquanto averiguavam meu computador. Já tive que esperar enquanto averiguavam a mala de mão dos meus irmãos. As vezes parece que eles pegam por amostragem e escolhe qualquer pessoa, então, vá com antecedência pro aeroporto.

Eu tento colocar o máximo possível dos meus itens dentro da mala de mão e não na badeja. Contudo, não esqueça de tirar celular do bolso, moeda, relógio, óculos, cinto e todo e qualquer acessório ou equipamento que não pode passar na máquina com você.

Coloque a mala de mão na esteira e não dentro de uma bandeja. Assim, só coloque na bandeja se for sua bolsa de mão e ela for consideravelmente pequena. Malas normais de mão, devem ir na esteira ao lado da sua bandeja, ok?

Ah! retire o sapato e o coloque na bandeja. Sim, você vai precisar retirar o sapato se for voos internacionais. Nunca precisei tirar em voos nacionais, mas vá preparado para isso ok? Portanto, coloque sua melhor meia, ou pelo menos uma que não esteja rasgada.

Segunda parte: Dicas de ouro nos Aeroportos


Booking.com

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?

  • Gisele Rocha

    Nessa do upgrade eu não tava ligada, agora vou tentar sempre que a viagem ultrapassar 8 horas. É muito cansativo viajar espremido!
    O que meu marido e eu costumamos fazer é comprar os assentos das pontas nas fileiras triplas. Dificilmente alguém vai querer o meio e assim ficamos mais confortáveis. Mas nem se compara à classe executiva!

    responder
    • Aline Kamiji

      É engraçado conversar com outro viajante, sempre tem alguma dica de ouro nos aeroportos que nunca usei. Essa da fileira tripla a gente não tem costume de tentar, pq uma vez não deu certo hehe. Ai preferimos pegar meio e corredor, pra ter a possibilidade de sair a hora que queremos 😛 Mas vou tentar novamente, em uma viagem futura, vai que damos sorte 😛

      responder