Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

Travel Journal: O que colocar no Caderno de Viagem

Travel Journal: O que colocar no Caderno de Viagem

Primeiro de tudo, você precisa ter noção de que um travel journal – caderno de viagem – precisa ser funcional, ter muitas informações que serão cruciais para a sua viagem. Por isso, falarei sobre o que colocar em seu caderno de viagem.

Aliás eu sou adepta de cadernos de viagens a muitos anos. Igualmente sou adepta a cadernos de forma geral. Adoro poder escrever sobre um local, um sentimento ou até mesmo minha lista de afazeres do dia.

O que é um Travel Journal?

Então o travel Journal, ou Caderno de viagem em Português consiste em um caderno onde você colocará todas as suas experiências da viagem. Seja contando como um diário, ou apenas deixando os pontos altos da viagem em destaque.

Você pode usá-lo de muitas formas, e falarei sobre elas nesse post. Enfim esse tipo de caderno é ótimo para poder relembrar os lugares que você foi e gostaria de voltar. Aliás deixe algumas páginas para explicar como a viagem mudou sua forma de ver o mundo.

Qual modelo de caderno de viagem usar?

Pois bem, eu já mudei horrores a forma do caderno que uso. Vou colocar aqui cada um dos que eu já usei (desde 2017) e o motivo deles serem vantajosos e o motivo de eu ter mudado o caderno ao longo do tempo.

Quando eu escrevi esse post pela primeira vez, lá em 2017, eu usava o modelo da A.craft, que tem quatro elásticos no meio da capa e que possibilita você incluir vários pequenos cadernos.

Em 2018, eu mudei os cadernos para os da Moleskine e continuei usando a capa da A.craft. Então eu comprava os cadernos fininhos da moleskine e incluía na capa.

Vantagem e desvantagem desse tipo de modelo

Portanto a vantagem era que eu poderia incluir quantos cadernos eu quisessem e podia levar os que eu achava necessários para as viagens.

A desvantagem era que eu não consigo escrever em caderno sem espiral. Descobri isso usando esses cadernos, que quando eu precisava rasgar alguma folha, me dava uma dor no coração porque uma segunda folha mais a frente caia. Já que nesse modelo de caderno as folhas são costuradas, então se você arranca uma, a outra também cai.

Em 2019 eu usei um caderno da Leuchtturm. Aliás ele era específico para bullet journal e por conta disso a gramatura da folha era maior. Pra mim era essa a sua maior vantagem, nada passava pra folha do outro lado. Entretanto a desvantagem continuava sendo não ser espiral. (tem foto dele mais abaixo)

Já agora em 2020 o que eu uso é um caderno inteligente. As folhas tem gramatura 90, então mesmo com minha caneta pigma brush não transfere pra folha atrás. Outra vantagem foi o fato de ser espiral, porem um espiral diferente, já que você pode retirar as folhas e recolocá-las. Isso mesmo que você leu, você decide em que parte aquela folha vai ficar no seu caderno.

aliás o meu é o todo branco tamanho A5 com os discos médios

Assim sendo, nesse momento ele é o meu caderno de viagem. De fato uso ele tanto para a viagem (que já te explico como usar) como também para o meu dia-a-dia, como uma agenda.

Por que escrever um Caderno de viagem?

Você não precisa usar esse caderno apenas quando chegar em seu destino. Eu sempre começo o meu bem antes, normalmente assim que fecho as reservas das passagens, isso me permite escrever sobre o lugar e seus pontos interessantes. Isso também me permite criar meu roteiro de viagem de forma mais assertiva, já que, para preencher o caderno, eu pesquiso sobre os lugares da cidade e quais eu gostaria de ir.

Aliás esse é o Leuchtturm que comentei ali em cima

Enquanto você estiver viajando, pode colocar as experiências que teve, o que conheceu do local. Quem você conheceu e como foi interagir com os locais. São diversas coisas que você pode colocar em seu caderno e relembrar daqui algum tempo.

Eu gosto também de anotar quais restaurantes fui e o que achei da comida. Assim, mesmo os restaurantes que fui, na surpresa, são registrado e classificados. Vai que eu volto e quero provar um ceviche? mas aquele que comi quando fui a alguns anos atrás? Entende! Muitas vezes esquecemos o nome e endereço dos locais e isso pode dificultar em um próximo retorno, ou uma indicação.

O que colocar no Caderno de viagem

Minha melhor dica sobre caderno de viagem é: Comece-o antes de sua viagem ocorrer! Aliás assim que eu compro um caderno novo, eu já deixo algumas partes destinadas para as informações de voo, hotel e passeio turístico. Isso me auxilia e muito quando preciso da informação de bate pronto, principalmente no aeroporto.

E agora com o caderno inteligente, eu posso deixar as folhas certas reservadas, já que posso posiciona-la onde eu quiser assim que escrever. Entendeu o motivo de eu ter gostado tanto dele? E não, isso não é um publi paga, eu paguei pelo meu e estou te recomendando porque ele de fato vale o investimento.

Eu sei, você pode dizer que vai usar o celular para esse tipo de informação. Eu também uso o celular, todavia, eu sempre prefiro colocar em papel, para o caso do meu celular acabar a bateria ou desligar repentinamente. Isso já me ocorreu no Japão. Estava nevando e o celular (todos os celulares fazem isso), desligou automaticamente, para preservar suas funções. Imagina se eu estivesse sem ele e sem as informações que eu precisava? Ainda mais em um país com língua completamente diferente da minha? Sendo assim, mesmo que você não queira comprar um caderno novo, leve ao menos uma folha de papel preenchida.

Informações Cruciais

Coloque as informações de voo, reserva de hotel, passeio turísticos reservados, mas não se limite a isso. Eu também coloco as informações de seguro viagem, bombeiros, consulado brasileiro. Mesmo que você não queira fazer um caderno de viagem, sempre tenha essas informações consigo. Principalmente a do seguro viagem e do consulado.

Fiz um modelo do que uso abaixo. Não coloquei o da minha viagem em si, já que sempre constam informações pessoais, principalmente os códigos de reserva. Porém, esse exemplo abaixo é exatamente igual aos dos meus cadernos de viagem em si. Então, pegue como exemplo e adicione mais informações se preferir.

Essas folhas eram do caderno da Moleskine, que acabei arrancando. viu?

Roteiro de Viagem

Escreva sobre os lugares que você quer conhecer. Quais os museus que você quer entrar e o que tem de interessante lá dentro. Se tem alguma dica de restaurante, que você viu aqui no blog, e queira conhecer. Faça a pesquisa completa do local e anote as informações que lhe serão mais cruciais.

  • Já te ensinei como fazer um roteiro de viagem
  • E você também pode ver no blog que tem um monte de roteiro grátis

Escreva sobre tudo

Escreva também quais as suas expectativas para aquele local, o que você acha que irá sentir quando chegar, o que irá ver. Esse tipo de coisa irá lhe mostrar se você superou ou não suas expectativas. Sem esquecer que isso lhe mostra como sua mente irá se alterar com o decorrer da viagem. Como aprendemos com a cultura alheia. Como reparamos como as pessoas lidam uma com as outras, é uma ótima forma de estudo social viu.

Coloque sobre o restaurante que você foi. O que você pediu, o que achou da comida. Como foi a experiência de se comunicar com o atendente (principalmente se for em outro idioma). Esse tipo de informação, além de lhe trazer boas lembranças no futuro, irá lhe auxiliar caso queira voltar.

Aproveite para deixar algumas páginas para o que você faria diferente. Eu sempre deixo uma parte onde eu escrevo como seria se eu fosse uma segunda vez, o que gostaria de visitar novamente, o que não gostaria de ver novamente.

Espero ter lhe auxiliado com seu caderno de viagem! E caso tenha ficado alguma dúvida, por favor, não fique com vergonha, pode perguntar. Eu sempre estou disponível a auxiliar todos os viajantes, principalmente os que usam cadernos de viagem.

O que devo colocar no caderno de viagem?

O que colocar então em seu caderno de viagem? Vamos ao resumo esperto para você ter uma boa ideia do que colocar.

  • Dados do Voo.
  • Informações da Hospedagem (Booking ou Airbnb).
  • Tudo do seu Seguro viagem.
  • Dados do Consulado de sua nacionalidade (se você tiver dupla nacionalidade, coloque de ambos)
  • Roteiro dia-a-dia (com horário para os locais já reservados)
  • Informações sobre transporte e como ir até seu hotel
  • Informações pertinentes do seu roteiro. Nome e o que os lugares são e tem.
  • Lojas e lista de desejos.
  • Deixe folhas para o seu "diário" sobre sua viagem.
  • Dicas de restaurantes e o que comer nesse local.
  • Caderno de viagem digital? Temos também! E é de graça. 
[table id=1 /]

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?

  • Marcia Picorallo

    Sempre começo registrando a viagem e abandono a prática. Já tentei na versão papel, na versão gravador de voz, na versão digital, nenhum estilo de caderno de viagem foi eficaz pra me prender na atividade. Acabo me guiando pelas anotações de planejamento que salvo no Drive, e no retorno, para escrever no meu blog, recorro a fotos, recibos e ingressos. Tem dado certo! Acho que não quero perder nem um só instante das viagens com a cabeça baixa, escrevendo, deve ser isso…

    responder
  • Mariana Menezes

    Aline,
    Eu AMEI seu caderno de viagem!! Isso tá no Pinterest gente? Vai fazer sucesso! Nunca consegui me dedicar a fazer cadernos de viagem, mas acho super legal, funcional e com certeza muita mais fácil para guardar os detalhes dos lugares!
    Por outro lado, adotei o bullet journal para organizar minha rotina, e tem dado super certo!
    Curti a ideia de escrever sobre as expectativas, ótima sugestão! Nunca tinha pensado nisso, assim a gente consegue comparar bem ne? Legal!

    responder
    • Aline Kamiji

      Haha está sim! Tem vários pins dele por lá 😆 eu uso muito o formato do bujo pra anotar as coisas da minha rotina, super da certo. É ótimo né hehe obrigada por comentar viu ♥️

      responder
  • Klecia

    Eu fiz um travel journal por muito tempo, bem organizado e bonitinho. Depois na correria, acabei parando mas sinto falta. Acho que vou voltar a fazer nas viagens pos-pandemia, é uma forma tão gostosa de guardar com mais carinho – e revisitar – as memórias de viagem 😀

    responder
  • Carla

    Também viajo sempre com um Caderno de Viagem. Não perco esse hábito e adoro! É tão saudável escrever, tirar notas, exprimir pesnamentos. Bom demais.

    responder