Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

Tudo sobre o Montaña Machu Picchu

Tudo sobre o Montaña Machu Picchu

Quer saber tudo sobre o Montaña Machu Picchu, a montanha mais alta dos incas? Então, respira fundo e vem comigo nesses 3 mil metros acima do nível do mar. Vou te explicar quanto custa ir até lá, como é subir e acima de tudo, qual é a sensação de completar esse desafio. Vamos lá aventureiros?

Vídeo sobre a nossa subida a Machu Picchu

Você ficou sabendo que subimos o Montaña Machu Picchu? Se não, já te aviso para começar a nos seguir nas redes sociais do Latitude Infinita, porque lá você acompanhará nossas viagens ao vivo. Instagram, Facebook e Youtube.

O que é o Montaña Machu Picchu?

O Montanha é a maior montanha que você poderá fazer trekking em Machu Picchu. Ele tem 3.061,28 metros elevados, e é conhecida como a Velha Montanha (em Quichua). O percurso é todo feito por escadas de pedras e você tem a imagem da cidade inca e do Huayna Picchu ao fundo. É do Montanha que se tem a foto clássica da cidade Inca.

O que precisa para subir o Montaña Machu Picchu?

Subir o Montaña não é algo que você faz de bobeira. Não é como se você fosse acordar no dia anterior a sua visita a cidade Inca e decidisse que iria subi-lo. Primeiro, porque você precisa comprar o ingresso com antecedência e já das duas formas (Visita a Cidade Inca e subida no Montaña). Segundo que essa é a maior montanha para se subir na região, já que Huayna Picchu tem 2.693 metros.

Então, você precisa ter em mente que essa subida não é fácil (mas não é difícil tá? você só precisa ter atenção ao caminho) e muito menos será a descida. Não quero te desestimular, longe disso! Só quero te alertar para que você de fato saiba o que estará enfrentando, combinado?

Se precisa levar algo? Sim, você precisa levar 2 litros de água. Não estou fazendo drama, você precisa carregar água para subir e água para descer. Não tem paradas no meio do caminho para você comprar isso, você estará no meio da montaña e precisará se hidratar. Eu levei 2 litros para duas pessoas e a descida eu já estava sem água (e morrendo de sede), não cometa esse erro.

Outra dica importante: Para você conseguir lidar com o Mal da Altitude, a Victoria do blog Na Proa da Vida, fez um texto bem completo falando sobre. Dê uma conferida também, combinado?

Como é o percurso no Montaña Machu Picchu?

O caminho inteiro é de escadas. A primeira parte é de escadas de pedras grandes e fáceis, ótimo para esse seu começo de aventura. O segundo trecho (quando você sai da mata fechada e já consegue ver a cidade inca),as escadas já são irregulares e menores, menores ao ponto de alguns desses degraus não terem o tamanho suficiente para que meu pé cabe-se (calço 40). Então nessa parte, você já reduz um pouco a velocidade, para não ter nenhum acidente de percurso. A terceira e última parte é a mais perigosa, mais desafiadora e a que lhe dará maior sensação de missão cumprida.  A escadaria dessa parte é muito íngreme e uma boa parte dela eu subi, colocando a mão no degrau de cima, quase como se eu estivesse escalando. O seu apoio são as pedras da montanha e a escada, não tem corrimão, nenhuma corda de segurança, nada disso, ok?

Depois de subir todo o percurso, você chegará no topo da Montanha. Lá tem um funcionário, para lhe receber e perguntar se você está bem (sim, porque tem gente que pode chegar passando mal). Aproveite para comer uma barra de cereal (leve uma, sério você vai querer) e tomar o resto da sua água de 1 litro, para descer só com a outra de 1 litro do retorno.

montaña machu picchu
Ainda sobre a primeira parte: É tranquila. O que você chamará sua mãe será na ultima parte

Tire a sua foto linda com a placa do Montanha, para poder sempre recordar desse momento e aproveite a vista da cidade Inca e do Huayna ao fundo. Quando eu fui, só tinham mais 6 pessoas lá e tinha espaço suficiente e estrutura para que pudéssemos ficar tranquilos ali no topo. Dá para ver pela primeira foto abaixo que tem poucas pessoas no outro miradouro do Montaña.

montaña machu picchu

Nós fizemos a subida em 1h50 minutos. Foi rápido, foi puxado, foi maravilhoso, a vista dava o último empurrão de coragem.

Como é a descida?

Respire fundo e parta para a descida. Uma dica que eu dou é você levar uma blusa seca na mochila, porque quando você chega no topo, você estará super molhado.

Então, é sempre bom trocar para não acabar pegando um resfriado ou seu corpo começar a tremer. Até porque a ultima coisa que você quer é começar a tremer enquanto esta descendo as escadas íngremes, né? Você pode ver pelas fotos que eu troquei de blusa.

Levei uma regata como segunda muda, mas recomendo mesmo uma de manga longa, por causa dos galhos e mosquitos (passe repelente).

Algumas partes da descida eu fiz sentada nos degraus. Parece bobeira? Pode até parecer, mas os degraus lá no topo são íngremes e eu já os subi como um gato (haha) e eu sou a pessoa que morre de medo de cair e sair rolando montanha abaixo, então, sim, desci quase a terceira parte toda sentada.

Descemos em uma hora, mas tem que lembrar que para baixo todo santo ajuda. Só uma dica: Se você sentir tontura nessa hora, parte, sente e fique calmo. Não desça as escadas se estiver sentindo uma leve tontura, porque é perigoso e ninguém quer se machucar.

Quando terminar, na portaria eles pedem para que você assine e coloque o horário que terminou. Essa parte é bem gratificante, seria melhor ainda se nos dessem um certificado hehe.

A média de subida e descida das pessoas é de 3h 30m. Nós fizemos a nossa em 2h 50m. Valeu muito, mas muito a pena todo o desafio e eu recomendo pra fazerem também. Sim, é puxado. Preciso atenção nas partes íngremes. Sim, você precisa ter na mente que não é mamão com açúcar, mas não é difícil, nem super perigoso. Vai ser uma aventura super diferente para a sua viagem.

E a saída de Machu Picchu?

Depois disso? Você tem que pegar a saída de Machu Picchu, e já te aviso que você vai ter que descer todas aquelas escadas que subiu para chegar na porta do Montaña. Essas são as escadas da morte súbita, porque sério, você já não aguenta mais subir ou descer escadas, mas haja força. Falta muito pouco para sentar no ônibus e voltar para Machu Picchu Pueblo.

Essa benditas escadas que subi sorrindo, desci (quase) chorando hahaha

Na porta da saída de Machu Picchu, tem uma tenda pequena com o carimbo da cidade. Ali que você pode carimbar seu passaporte ou seu caderno, ou os dois. Não tem ninguém regulando tinta de carimbo. O desenho é bonitinho e adorei ter essa finalização ao lado do carimbo de entrada para o Peru.

Pegue o ônibus novamente e volte para a cidade. Vale lembrar que uma garrafa de água lá nos quiosques de Machu Picchu estava por 6 nuevo sol. Um gatorate estava por, chore, 15 soles. Então, compre quando voltar pra cidade de Águas Calientes, ou leve na ida.

O que eu achei de subir a montaña?

Eu faria novamente. Achei toda a aventura muito gratificante. O percurso do montaña é menos perigoso do que o do Huayna (pelo que todos que encontramos no caminho falaram), porem é o mais alto deles. Não encontramos muitas pessoas descendo na hora que estávamos subindo, o que ajudou bastante.

Leia também: Quanto custa ir a Machu Picchu?

Adorei a experiência de me desafiar a algo novo, a subir uma montaña. Testar os meus limites e ultrapassá-los. Foi uma ótima e muito recomendável aventura. Sim, no dia seguinte eu sofri com as pernas doendo, descer e subir escada estava complicado, mas mesmo na dor dos dias seguintes (3 no total hehe) eu faria tudo novamente.

Ressalto que são aproximadamente 242 andares. Então, sim é puxado, mas gratificante de mesma forma. Boa subida!

Se você pensa em ir a Machu Picchu sozinha (o) e quer saber como foi essa experiência, a Gabi do Blog Estrangeira, fez esse passeio por Machu Picchu (não subiu montanha) e te conta como foi toda a aventura de conhecer essa região tão linda sozinha. Vem ver!

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?

  • Geronimo

    Roteiro super completo. Era o que eu procurava pra montar meu roteiro. Muito obrigado!!

    responder
    • Aline Kamiji

      Uau! que bom, fico super feliz de ter lhe ajudado! 😀 Se precisar tirar qualquer dúvida, só perguntar, ok?

      responder
    • José Carlos de Souza

      Parabéns pelo post! Me tiré uma dúvida…para visitar somente a cidadela de Machu Pichu nao dá pra comprar os tickets en Cuzco?

      responder
      • Aline Kamiji

        Oi José. Dar, até dá, mas não recomendo. Pq dependendo do dia que você tente comprar (e se estiver em alta temporada), você pode não conseguir.

        responder
  • TMRG

    Thank you for taking the time to consider and write your analysis.

    responder
  • Anisha

    Aline Kamiji, thanks a lot for the article post.Much thanks again. Fantastic.

    responder
  • Flávia Santos

    Olá!
    Tô indo pro Peru em Julho e adorei os seus vídeos e as dicas. Achei completíssimo e gostei muito da sinceridade rs
    Chateada/aliviada pq não vou subir nenhuma montanha dessa vez hahah

    Obrigada pelas dicas!

    responder
    • Aline Kamiji

      Olá Flávia!!
      fico mega feliz em saber que ajudamos, ainda mais sobre machu picchu. hahaha ri demais com o chateada/aliviada.
      Obrigada por ter lido nossos posts e começado a nos seguir no youtube <3 muito amorzinho por você.
      Ainda essa semana eu libero um post de roteirão completo em Lima, espero que te ajude 😀
      (me fala se você vai a cusco, que libero um também hehe)

      responder
  • Patricia dos Santos

    Olá Aline.
    Em que mês vc fez esse roteiro no Peru ?
    E de quantos dias ? Estou pretendendo ir em 2019 .

    responder
    • Aline Kamiji

      Olá Patricia! Fizemos em janeiro e foram 11 dias. (Chegamos dia 23/01 em Lima)

      responder
  • MARLA BORGES DE CASTRO

    obrigada pelas dicas.
    è possivel fazer os passeios do circuito 3 em uma dia pela manhã e ir no mesmo dia a tarde de trem para Aguas Calientes? quaias as sugestões….

    responder
    • Aline Kamiji

      Oi Marla. Acho muito apertado, pq o circuito ele não termina exatamente ao meio dia, sabe? Sempre tem o tempo de transporte e pode acabar mais tarde e aí você perder o trem (que é caro) pra Agua Calientes.

      responder
  • MARLA BORGES DE CASTRO

    outra pergunta….
    quanto tempo podemos ficar dentro de Machu Pichu? E sobre melhores horários para pegar o ônibus em Àguas Calentes para subir atá MP e que não tenha fila muito grande.

    responder
    • Aline Kamiji

      Oie. Então, você compra o ingresso pra período. Todo o período da manhã ou todo o período da tarde. Sendo que se você comprou pra manhã, não pode invadir o horário da tarde e assim consequentemente.

      Nós pegamos o primeiro horário, pq aí não pegamos o MP muito cheio. Por mais que tenha fila no ônibus, eu preferi essa fila do que ver a MP cheia de gente (e sem espaço pra tirar uma foto hehe)

      responder