Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

Bilhete Turístico de Cusco

Bilhete Turístico de Cusco

Se o seu destino é Machu Picchu, sua parada obrigatória para climatizar é em Cusco. Porém, essa cidade tem muita coisa para se ver e pasmem, tantas que não consegui ver nem a metade de todos os passeios possíveis. Então, se você pensa em ir para o Peru, programe uma parada em Cusco e entenda um pouco sobre o Bilhete turístico de Cusco.

Esse bilhete, igual mostro na minha foto abaixo, é o mesmo que ingresso de entrada. Sendo possível comprar para apenas alguns circuitos ou para todo os sítios arqueológicos de seu entorno. A sua venda é feita em agências de turismo (comprei na minha na medina expedition) ou então na Dircetur (oficial. Avenida El Sol, 103).

Valores do Bilhete Turístico

Sim, esse bilhete tem valores distintos para a quantidade de circuitos aos quais você quer fazer. Para facilitar a sua vida na hora de escolher, vou deixar as subdivisões dele e seus respectivos valores.

Onde ficar em Cusco?

Para já facilitar a sua vida, separei as principais opções de hospedagem em Cusco. Sendo que duas delas foram as que nós ficamos e achamos boas.

  • El Mariscal: Ficamos nesse hotel e eu gostei bastante. É simples, mas bem arrumado. A nota é 8,6 de 10 no Booking.
  • Hostal & Apartments El Triunfo: Fica a alguns metros do centro histórico e a meio quarteirão da praça principal. Nota 9,1 de 10 no Booking.
  • Ramada by Wyndham: antiga mansão do século XVII situada no centro de Cusco, a poucos passos da praça principal de Cusco e da Igreja La Merced. Nota 8,9 de 10 no Booking.
  • Hotel Monasterio San Pedro: em frente ao famoso Mercado de San Pedro e apenas a 10 minutos a pé da praça principal. É servido um buffet de café da manhã e está disponível acesso Wi-Fi gratuito.

Aliás fizemos um vídeo só sobre Cusco e que vale a pena você conferir. No vídeo abaixo eu falo mais sobre o bilhete, viu?

Bilhete Turístico parcial: Circuito 1.

Dá direito a entrar nos parques arqueológicos:

  1. Sacsayhuaman
  2. Q’enqo
  3. Tambomachay
  4. Puca Pucara.

Bilhete Turístico parcial: Circuito 2.

Dá direito a entrar nos museus, locais e monumentos:

  1. Museu de Arte Contemporânea
  2. Museu de Arte Popular
  3. Museu Qoricancha
  4. Museu Histórico Regional
  5. Centro Qosqo (Cusco) de Arte Nativa
  6. Monumento ao Inca
  7. Pikillaqta
  8. Tipon

Bilhete Turístico parcial: Circuito 3.

Entrada nos sítios arqueológicos do Vale Sagrado dos Incas. Foi esse que peguei e você viu na foto acima. 

  1. Pisac
  2. Ollantaytambo
  3. Chinchero
  4. Moray

O Flávio do Viajando na Janela mostrou com maestria tudo sobre as principais ruínas que valem visitar no Vale Sagrado dos Incas. Se eu fosse você não perdia tempo e já deixava a página carregando enquanto termina o nosso post aqui.

Bilhete Turístico Total

Esse é o bilhete que engloba todos os bilhetes parciais que indiquei acima. A validade dele é de 10 dias corridos, contados com a data da compra. Esse bilhete lhe dá direito a APENAS a entrada nesses locais, não dando qualquer tipo de desconto e/ou direto a guia turístico e transporte. Para isso, você precisa contratar uma agência de turismo e/ou pegar taxi ou uber para se locomover.

O Custo do Bilhete Turístico de Cusco

O valor dos bilhetes parciais é de 70 soles para estrangeiro, enquanto o bilhete turístico total é de 130 soles. Por conta da validade do bilhete, eu te recomendo comprar apenas o circuito que quer, no dia que for usar.

A Validade dos Bilhetes Turísticos de Cusco

O bilhete total tem validade de 10 dias corridos, contando a data da compra do bilhete. Tente comprar o bilhete na agência, para que você tenha esses 10 dias totais de fato. Já que normalmente os transportes das agências saem bem cedo (alguns até as 5 da manhã) e a DIRCETUR não abre tão cedo assim.

Os circuitos parciais tem validade de 2 dias corridos também, valendo de ressalva que o circuito 1 tem validade de apenas 1 dia, uma vez que é o menor dos circuitos.

Preciso mesmo de agência?

Então, eu considero que sim. Não cometa o mesmo erro que eu, de achar que o transporte público daria conta, ele não vai para esses locais afastados e você precisará negociar com taxistas ou pedir uber. Os lugares, em sua grande maioria, ficam distantes do centro da cidade. Alguns são em municípios vizinhos, como Moray e Ollantaytambo.

Um dia antes da nossa ida a Machu Picchu, eu fui até a agência Medina Expedition e reservei com eles o guia, o transporte e o bilhete turístico, tudo combinado para ser feito 3 dias depois. Uma vez que eu iria a Machu Picchu e no terceiro dia estaria novamente a Cusco.

Todo o processo foi tranquilo, os dois atendentes estavam dispostos a nos ajudar e explicaram super bem todo o processo. Já havíamos entrado em algumas agências pela praça central e pasmem, tinham algumas que até dormindo eles estavam e quando acordavam, não atendiam bem.

Como nós só tínhamos um dia para visitar, escolhemos o que iriamos a Moray, Chinchero e Marasal (salineras, esse é a parte e custa 10 soles). A agência até ofereceu que fizéssemos um trajeto que englobasse todo o circuito 3, porém, nós já sabíamos que estaríamos muito cansados (por termos subido o Montaña Machu Picchu.

passeio cusco

Preço que fechamos na Agência

O Tour com guia turístico, transporte e boletos parciais, ficou em 200 soles (duas pessoas). Ficou acordado que teríamos que estar na frente da agência as 08:45 da manhã, para então partirmos para o ônibus de Turismo. Vale deixar registrado, que os ônibus não podem ficar na praça central, então temos que caminhar dali para o local dos ônibus deles.

Quero ir na montanha colorida, tem no bilhete?

Não! A montanha colorida – Rainbow Mountain – é um passeio a parte. Ela não é inclusa em nenhum boleto turístico de Cusco, que expliquei ali no topo. Se você quiser ir na Rainbow Mountain, já fique ciente que esse passeio é de um dia inteiro. Os ônibus das agências saem as 3 da manhã e retornam as 7 da noite. Para você ter uma ideia de como ir até esses locais são bem complicados. Imagine tentar ir de van ou de carro? Então, eu achei complicado e olha que eu tento sempre fazer tudo sem contratar guia turístico, mas não teve jeito nenhum.

Leia também:

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?

  • Bianca

    Olá, boa tarde! Estou montando minha viagem para o Peru. Cliquei no link da agência, pois queria ver o preço atual e até digitei o endereço na barra, mas está inválido. Será que eles não existem mais? Obrigada!

    responder
    • Aline Kamiji

      Oie Bianca, vi aqui que ele não tem mais página .com. Acho que por causa da pandemia o custo de manter um site e não ter viajantes na região, acabou sendo alto (acho, tô aqui deduzindo só). Vi que eles ainda estão funcionando, pq na página do Facebook deles tem publicação recente.

      responder