Montreal: A Cidade e o Transporte » Latitude Infinita
Latitude Infinita
RESERVE SEU HOTEL
SEGUROS VIAGEM
DESCONTO AIRBNB

Montreal: A Cidade e o Transporte

Quer saber um pouco mais sobre a Cidade e o Transporte de Montreal? Sem problemas, te conto tudo que achei da cidade e ainda de quebra te indico alguns lugares para ficar. Praticamente aquele post de Dica de Viagem que você vai adorar ler.

Idioma em Montreal

Você sabia que Montreal é a maior cidade da Província de Quebec? Pois é, mas não é somente pelo tamanho que ela se destaca. É lá também que 60% da população é bilíngue e 20% trilíngue. O que significa isso? Que caso você não tenha o Francês em dia (como eu que não tenho nada!), eles conseguem se comunicar muito bem em inglês e uma terceira língua (dependendo ai da pessoa, um espanhol).

Pode até parecer bobeira falar sobre o idioma, mas não é não, viu? Se você quer conhecer um País diferente do seu, é sempre bom saber quais os idiomas que eles falam por lá. Assim você pode começar a se preparar em aprender algumas pequenas frases, para começar uma conversa. As pessoas tendem a adorar quando um estrangeiro tenta falar seu idioma. Você ai adora quando um gringo tenta falar português, porque lá também não seria similar?

Curiosidades Curiosas

  • Montreal fica a 90 minutos de avião da cidade de Nova York.
  • O sistema de transporte é bem funcional e você pode adquirir um cartão por alguns dias, que facilita e muito a vida do turista.
  • Esta entre as maiores cidades do mundo no quesito conferências internacionais, o que proporciona acesso a conteúdos novos a todos os participantes.
  • A comida é bem variada e você consegue achar todos os tipos possíveis, seja você carnívoro, vegetariano ou vegano.

Montreal: O que visitar?

Montreal tem muito o que se ver, em qualquer canto que você olha, tem algo que te remete a história do local. A cidade é dividida em 19 bairros e cada um desses bairros possui algum ponto de interesse. Até mesmo o bairro que tem as universidades, você pode contemplar a magnitude das universidades canadenses e ainda de quebra ver como os locais se portam nas universidades. Quando fomos, vimos muitas pessoas lendo nos gramados, algumas até dormindo entre uma aula e outra. Sem tirar as lindas vielas entre os prédios universitários, que tem a vista das bicicletas. Sim, por lá eles andam bastante de bicicleta.

Eu adoro reparar no que as pessoas normalmente fazem em seus momentos de relaxamento, para mim, esse é o momento onde você mais repara nos costumes e na cultura do povo. E onde melhor do que dentro do campos de uma universidade para conseguir ver tudo isso, não é?

Highlight de Interesse

Os lugares que acho interessante de vocês visitarem são:

  • Place-des-Arts Station
  • Chalet du Mont-Royal
  • Notre-Dame Basilica de Montreal
  • Antigo porto de Montreal
  • Jean Talon Market
  • Biodôme de Montreal e Jardim Botânico
  • Montreal Biophere
  • Circuito de formula 1: Gilles Villeneuve
  • Gay Village

Calma! Eu falarei de cada um deles, de forma separada nos próximos posts. Esse aqui é mais sobre a cidade e como você pode adquirir o cartão de transporte direto no aeroporto.

Montreal: Como funciona o transporte

A cidade é bem servida de metros, ônibus, táxis, bicicletas e etc. Mas o que eu utilizei por lá foi o transporte público e devo te dizer que ele foi sensacional. As estações de metro são bem localizadas e de fácil acesso. O que me surpreendeu além de sua pontualidade, foi a limpeza. Sério, achei esse metro muito limpo!

Você tem como comprar o cartão de transporte Vive Montreal ainda no aeroporto e é bem fácil de mexer na máquina. Você consegue escolher o inglês como idioma na máquina e pronto, só realizar a sua compra.

As opções (confirme para dados atualizados) são:

  • 1 passagem: $ 3,25
    2 passagens: $ 6,00
  • 1 dia inteiro: $ 10,00
    3 dias inteiros: $ 18,00
  • 1 tarde inteira: $ 5,00
  • Final de Semana: $ 13,75
    Passe da Semana: $ 25,75

Nós compramos o de 3 dias, e como rodamos a cidade inteira com ele, eu achei que super valeu o investimento. Vale ressaltar que esse valor é por pessoa, ok? E você sempre deve calcular o seu custo, se andará muito de transporte público ou não. Muitas cidades tem esses cartões, mas não são em todas que valem a pena.

Saindo do Aeroporto de Montreal: Como funciona o Transporte

É bem fácil também, logo depois de você comprar esse cartão de transporte, você se direciona para pega o shuttle bus. Tem sempre placas informando onde pegar o ônibus, então, não se desespere. Pegue o 747 Shuttle bus, que funciona 24 horas todos os dias.

Ele te leva do aeroporto até a estação final dele que fica em Berri-UQAM Station. Como eu fiquei no Best Western Plus Montreal Downtown, desci do ônibus na rua paralela e não precisei ir até a estação (você pode puxar a cordinha para descer).

Qual hotel ficar em Montreal?

Agora vem a parte que eu mais gosto. De te contar sobre o hotel e te dizer o que mais gostei ou não dos locais. Nós ficamos no Best Western Plus. O Best Western faz parte de uma rede de hotéis que temos o costume de nos hospedar. E quando eu falo nos hospedar, é pagando viu? Isso aqui não é publicidade. Essa rede tem alguns hoteis bem básicos, bonitos e baratos. Do jeitinho que nós gostamos, o clássico BBB.

Esse em especial eu adorei. O hotel é bem localizado e fica próximo ao Museu Beaux-Arts, Rua de La Montagne e duas quadras da Square Dorchester. Não tivemos problemas com barulho, nem o da rua, nem dentro do hotel. Então, já colocamos isso como um super ponto positivo, não é? Não vejo a hora de voltar e ai sim escrever um post somente do hotel com fotos, infelizmente não tirei nenhuma hoje.

Caso esse hotel não lhe atenda. Seja pelo valor do seu budget ou por estar lotado, aqui embaixo eu deixo uma caixinha com a possibilidade de você procurar algumas outras opções. Então, já confere ai, pra não perder a hospedagem, combinado?



Booking.com

Lojas de Papelaria da América do Norte
Roteiro Completo: Toronto e Montreal
Comida de graça: Free Pie
1 comentário
  • Manecas Coelho

    Tenho uma sobrinha a viver em Montreal e seus descendentes … esta' nos meus planos um dia ir visita-la, Agradeco toda a informacao acerca desta Cidade do CANADA !! Obrigado !!

    Responder