Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

Transporte Público de Lima: Como foi a experiência

Transporte Público de Lima: Como foi a experiência

E ai pessoal, tudo bem? Você vai conhecer o Peru e não sabe se o transporte público de Lima é bom? Vamos te explicar como ele funciona certinho, com mapa e tudo. Aliás em Lima você terá a possibilidade de utilizar, além dos táxis, o metro, o metropolitano e seus pés mesmo. Te conto como foi experimentar o ônibus deles e ainda te mostro os mapas disponíveis.

O sistema de transporte em Lima

O sistema de transporte em Lima se subdivide da seguinte forma:

  • Alimentadores: ônibus em que passam por ruas específicas, que alimentam a cidade.
  • Canaleta: ônibus na canaleta, bem similar ao de Curitiba. Que é o que mostro no vídeo abaixo.
  • Metro: Sim, tem metro! Porem ele atinge uma pequena parte da cidade e eu não o utilizei.

Saindo dos meios de transportes públicos, você ainda pode utilizar o Táxi na cidade.

Táxis de Lima

Você verá uma profusão de taxis pela cidade. Acho que foi a maior frota que eu já vi em toda a minha vida. Sério, era mais taxi do que pessoas por metro quadrado. Todos eles ficam buzinando a procura de passageiros, o que chega a incomodar depois dos primeiros dias.

O que eu lhe recomendo? NEGOCIE ANTES DE ENTRAR NO TÁXI. Isso mesmo, na janela do taxi, negocie o preço até o local em que você quer ir. Não entre no taxi antes de negociar, se não você acabará pagando um preço maior do que o necessário.

Outra coisa, não esqueça de negociar o valor. Eles tendem a aumentar o preço, já que todo mundo na cidade negocia/pechincha. Então, não esqueça de baixar o preço, para que ele dê uma contra partida e você decidir se irá ou não nesse táxi.

Ah! Eles param em qualquer lugar viu? Enquanto andávamos perto da rodovia, tinha táxi que chegava a parar na linha expressa só pra oferecer a corrida para nós, turistões. Não é atoa que eu considerei o transito de Lima bem complicado e não alugaria um carro por lá, nem ferrando.

Mapa do transporte

O mapa do ônibus da Canaleta é disponível no site oficial. Entretanto, o refiz e coloquei alguns pontos turísticos e seus pontos de ônibus, para que você possa escolher e entender para onde vai. Pode baixar esse mapa e utilizá-lo em sua viagem, ok?

Quanto aos alimentadores da região

Eu não os utilizei, porem disponibilizarei aqui e aqui os mapas para que você possa utilizá-lo, ok?

Qual o custo do Cartão de Transporte?

O cartão custa 5 soles. Entretanto, esses 5 soles são convertidos em passagem. O que significa que o plástico em si não tem custo adicional, além claro do embutido na passagem. Você pode utilizá-lo para mais de uma pessoa, é só encostá-lo na catraca e passar. Então se estiver em grupo e não for utilizar muitas passagens, compre apenas um cartão e evite o desperdício de plásticos.

A passagem custa 2,50 o percurso. Vale ressaltar que caso você pare em uma estação central, você pode sim pegar outro transporte, se não sair da mesma estação.

Se você é Curitibano, o sistema de transporte deles é igualzinho o nosso. Então, você já tem uma boa ideia de como funciona essa parte de parada em terminal e coisa do gênero.

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?

  • Camila Lisboa

    Olá Aline.

    Eu li que tem três linhas (A-B-C) esse onibus da canaleta. Sabe me dizer que linha é essa que para nesses pontos turisticos?

    responder
    • Aline Kamiji

      Olá Camila! Então, eu mostrei no vídeo que conseguia usar qualquer uma das linhas para os pontos turísticos. Nas canaletas tem um mapinha, com as linhas e quais pontos elas param. Apenas uma delas que faz o circuito pra baixo (no diamante da imagem hehe).

      responder
      • Camila Lisboa

        Obrigada Aline, não assisti o vídeo, pq aqui no escritório é bloqueado toda mídia, mas vou assistir em casa então. Obrigada pela atenção.

        responder
  • Cynara Vianna

    Passamos poucas horas em Lima, aproveitamos uma conexão longa durante o dia para conhecermos um pouco da cidade. Pensamos em usar ônibus para irmos do aeroporto para o centro, mas optamos pelo táxi e fizemos alguns trajetos dentro da cidade usando esse meio de transporte. E uma coisa é certa, os preços são loucos, minha dica é não entrar no carro antes de negociar o valor da corrida porque não tem taxímetros nos carros. É um coisa muito estranha

    responder
    • Aline Kamiji

      Concordo contigo Cynara! O Transporte Público de Lima é bem diferente do nosso. Pegamos alguns taxis e é bem isso que você disse, negocie o preço antes de entrar dentro do Táxi. No nosso caso teve um que, no meio do caminho, disse que o preço seria 10 nuevos soles a mais, ai falei pra ele parar o táxi que não era esse o preço combinado. No fim das contas ele nos levou até o lugar e não cobrou o valor a mais, acho que era uma tentativa mesmo. Só que foi só uma vez, então, vamos apenas dizer que ele que era sacana.

      responder