Planilha Financeira para começar 2019

Verdade seja dita: Todo final de ano prometemos que no ano seguinte teremos mais controle sobre os gastos e que retiraremos uma parte da renda para investir no sonho de viajar. E como também em todos os anos, com a correria do dia a dia, acabamos nos perdendo no meio do caminho e ficando no sofá de casa.

Mas calma que hoje você terá acesso a planilha financeira que eu uso e que me fez ter maior controle sobre os meus gastos mensais. Parei de pagar juros por esquecimento de boleto, e com isso, já deu para economizar uma boa grana (que foi direcionado a viagens).

Eu vou te explicar o passo a passo dessa planilha, para que você não tenha, em momento algum, alguma dúvida e acabe abandonando a ideia tá? Eu sei que quando algo é complicado a gente tende a abandonar, mas eu fiz essa planilha o mais simples possível para que isso não aconteça.

O Controle dos meses do ano

Tudo é controlado aqui. Cada mês, cada salário (e qualquer outra renda que tenhamos), para que possamos ter um real controle dos gastos e dos rendimentos. De nada adianta só anotar meia dúzia de informações se elas não serão precisas né? Você precisa ter uma ideia geral de todos os meses, para que ai comece a encontrar os gatilhos que te fazem gastar mais do que devia ou queria.

Nessa parte você pode alterar o nome dos seus rendimentos, se são proveniente de salário ou se você vendeu alguma coisa sua, enfim, qualquer entrada de dinheiro. Vai que você recebeu algum pagamento de alguém que estava te devendo? Ou um 13º salário? Tudo isso entra nesse campo de rendimento mensal.

Ai sim você começará a preencher os campos das despesas. Eu separo por despesas do apartamento onde moro (conta de luz, água, telefone, gás e aluguel). Você pode escolher colocar qualquer gasto principal que você tenha. Ali mesmo você tem o espaço para colocar o valor e qual o vencimento, como também clicar em pago (para ter um duplo controle se pagou ou não).

Os demais campos de despesas eu acabo separado por classificação, colocarei os meus para que você tenha uma ideia do que pode colocar nesses campos. As vezes a gente fica na dúvida do que colocar, não é?

  • DESPESA 2: Despesas diversas (boletos de livros, boletos de maquiagens …)
  • DESPESA 3: Conta do Celular
  • DESPESA 4: Plano de Saúde
  • DESPESA 5: Cartões de Crédito

O campo de Saldo Mensal você não mexerá, a própria planilha fará todo o trabalho. Ali é o local que você saberá se ficou no vermelho ou não. Ali ocorrerá a mágica da soma de gastos descontando o valor de salário. Mostro também a porcentagem que os gastos tem em seus rendimentos, isso sempre assusta e faz com que tenhamos mais controle.

Relatório Anual

No relatório anual você não precisará mexer em nada, todas as informações já estão sendo retiradas dos meses que você preencheu. Nesse campo eu gosto de olhar o meu fluxo de caixa, quanto que sobrou de grana. Ele puxa o valor dos meses anteriores também, mostrando quanto de saldo você teve.

Eu recomendo que você use esse valor de saldo, o que sobrou do seu salário para investir. Pelo menos no começo, é bom você pegar o que sobrou para isso, mas depois dos primeiros meses se acostumando com o controle dos gastos, recomendo (muito) que você já retire do seu salário um valor de 20%, antes mesmo de pagar qualquer coisa. Isso servirá de seu pé de meia. Caso você tenha dúvidas de como investir seu dinheiro, você pode assistir os vídeos da Nathalia Arcuri, que são bem legais e com uma fácil compreensão de termos econômicos.

Planilha Financeira 2019

Já estou ouvindo você dizer “Me dê logo essa planilha!” calma! você a terá. Como algumas pessoas disseram que não estavam recebendo a planilha por email, eu vou facilitar ainda mais a sua vida. A Planilha Financeira 2019 esta disponível nesse link, só clicar e baixar pro seu computador.

Agora se você for daqueles que gosta de receber informações novas e planilhas novas quando lançadas, ai eu já te digo para preencher com seu email abaixo. Assim que eu criar algo novo, te envio por email antes de todo mundo receber.

Nós realmente esperamos que a planilha lhe ajude como nos ajuda a alguns bons anos (eu a criei em 2016, pense!). Caso você tenha alguma dúvida, por favor, não fique acanhado (a), pode perguntar. Estamos aqui para isso, combinado?



 

 

FAÇA SUAS RESERVAS AQUI PELO BLOG

Você sabia que cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão? Sim! Isso nos ajuda a continuar a atualizar o conteúdo. A melhor noticia é que você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? ❤
🏰Reserve seu hotel pelo Booking🚗Alugue seu carro sem IOF
🏠Ganhe desconto de R$ 130,00 na 1º reserva no Airbnb.🕸️Chip de Viagem ou EasySim4U
💊5% de desconto no Seguro Viagem usando o cupom: LATITUDEINFINITA Express VPN: Proteja a sua internet e tenha acesso as redes sociais na Ásia.

 

Pinterest

Quer salvar a planilha pra voltar aqui depois? Ou para compartilhar com seus amigos? Segue abaixo a nossa imagem para o Pinterest <3

34 comments Add yours
    1. Oi Janaína! Obrigada pelo elogio quanto a planilha. Eu vi seu email agora a pouco, se você quiser me dizer quantas linhas você precisa, aí eu posso enviar uma específica pra ti. Principalmente por causa do relatório final, que essas linhas terão que aparecer. Mas caso você saiba mexer com códigos do Excel, eu te envio ela desbloqueada, ok?

      (Só não mandei pro seu email ainda pq estou nesse momento no aeroporto em conexão 😅 mil desculpas).

  1. Amei a planilha! Fácil de preencher, prática, objetiva! Obrigada por você ser uma pessoa que compartilha essas facilidades com os outros! 
    Gostaria de saber como que faço pra adicionar mais campos de despesas. Preciso de mais algumas linhas… 

    E novamente, parabéns pela planilha! Já tinha visto outras, mas nenhuma tinha me ganhado ainda! 

Vai, comente ai o que você achou do post e/ou se tem alguma dúvida :D