Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

Missa do Papa Francisco: Como ver o Papa no Vaticano

Missa do Papa Francisco: Como ver o Papa no Vaticano

Se você quer ver o Papa no Vaticano e ainda assistir a audiência geral dele, eu vou lhe mostrar como fiz e você também conseguira ir a Missa do Papa Francisco. Então, já favorita o nosso blog para que você não perca nenhuma dica. Vídeo no final do post!





Eu chamarei a Audiência Geral como Missa, para que facilite a compressão. Já que das pessoas que lá estavam, todas as com quem conversei chamavam essa audiência de missa. Creio que dessa forma fique mais fácil para você encontrar nosso post e também para que você compreenda quais são os eventos do Vaticano.

Missa do Papa Francisco: Audiência Geral

Em praticamente todas as Quartas-Feiras, o Papa dá aos seus fieis uma missa. Essa missa, dependendo da época do ano, pode ser feita na Praça de São Pedro (Verão) ou na na Sala de Audiência de Paulo VI (inverno). Ela tem uma média de duração de 2 horas, sendo o começo com o Papa Francisco falando em Italiano a sua catequese e depois nos demais idiomas (traduzido e resumido). Após cada uma das traduções o Papa agradece os peregrinos de cada idioma e suas respectivas igrejas (caso as mesmas tenham ido em caravana). Há, no final, o canto em Italiano que você pode acompanhar, do verso de seu ingresso.

Como funciona o Ingresso

O ingresso é gratuito! Sim, você não vai pagar nada para assistir a audiência do papa. O seu único gasto (além das passagens, tá), será o selo da carta que você enviará ao Vaticano. Eu lhe recomendo enviar essa carta com 2 meses de antecedência, já que as vagas para as audiências são sempre poucas para a quantidade de gente que quer ver o papa. Então, com no mínimo 2 meses de antecedência, você entrará nesse site do Vaticano, confirmará qual a data que terá a audiência geral. Vale lembrar que caso o Papa não esteja no Vaticano, essas audiências não ocorrem.

Um adendo quanto a esse site. Na época que eu decidi ir a Roma, com três meses de antecedência, eu entrei no site do Vaticano e ainda não estava atualizado o calendário do pontífice. Com dois meses, eu decidi que iria enviar a carta mesmo assim. Já que eu sabia que ocorreria no dia 03 de Janeiro e o nome do “evento” era Audiência Geral. Sim, eu enviei sem ter a certeza absoluta se o Papa iria ou não estar no Vaticano. O motivo disso? Final de ano, sempre ocorrem atrasos em quaisquer sites institucionais pelo mundo. Então, se você for assistir na época de Dezembro ou Janeiro, envie a carta antes mesmo da informação constar no site. Combinado?

Depois de entrar no site do Vaticano. Você terá que preencher esse documento e enviá-lo, via correio para o endereço informado no documento. Lembre de preencher as informações corretamente, ok? Vou mostrar um exemplo abaixo para que você possa fazê-lo.

Todas essas informações são importantes, principalmente a data, quantidade e seu e-mail. Assim que eles receberem a carta e tiverem a disponibilidade para o ingresso, você receberá um email informando que você tem direito a ingressos. Imprima esse documento e leve-o consigo em sua viagem. Você terá que comparecer ao Vaticano, um dia antes da audiência, das 17:00 as 19:00 horário local e retirá-los. Eu fiquei bem confusa pra saber onde era a tal porta de bronze, por isso filmei essa parte e coloquei em nosso vídeo no Youtube. Vou colocar o link no final desse post, para que você possa assisti-lo e conseguir encontrar onde pegar seus ingressos.

Horário para chegar no dia da audiência

Se tem uma dica que eu lhe dou é, chegue cedo! Muito, mas muito cedo mesmo. No bilhete o horário esta para as 10:00 da manhã, eu já sabia que o lugar lotava, então chegamos lá as 07:20h. Pasmem, o lugar estava cheio de gente. Se eu fosse novamente, chegaria umas 07:00 ou até antes. Por que as pessoas chegam tão cedo? Quanto mais cedo você chegar, maiores as suas chances de ficar próximo do corredor principal onde o Papa passa e pega na mão das pessoas. Então, já vá direto pra próximo do corredor principal e sente por ali. Lembre que vai ter gente que irá querer sentar em seu lugar, ou pedir pra ficar em pé na sua frente (Não deixe! Primeiro que não pode e o segurança irá retirá-los e segundo que você foi até a Itália pra ver o Papa né?).


A missa do Papa Francisco começou antes das 10:00h, lá pelas 09:00h. Com duração de 2 horas, aproximadamente. Saimos a tempo de ainda curtir a cidade um pouco mais, já que era o nosso ultimo dia. Foi tranquilo, já que nosso voo era noturno. Se o seu voo for meio dia, vai ficar bem apertado e você pode perdê-lo. Então, recomendo que você vá no Angelus, aos domingos. Sim, o papa também dá a sua palavra aos Domingos. Porem, isso ocorre apenas por uma janela e você não tem a possibilidade de chegar perto dele. Mas assim, se você só tiver o Domingo pra vê-lo, por favor, vá!

O que levar no dia

Se você for no Verão: Não esqueça de um boné/chapéu e protetor solar. O calor será muito forte, tem muita gente e quando o Papa passa, todos tendem a se apertar para chegar perto dele. Leve água e algo para comer, já que você chegou super cedo e ficará com fone e sede. Mas lembre de não tomar muita água ao ponto de ter que ir ao banheiro hehe, principalmente se você estiver sozinho, porque ninguém irá guardar seu lugar.

No inverno: Leve comida e água. Lá dentro da sala de audiência não é frio, então você poderá tirar luva e cachecol. Mas vá com eles, porque na fila do raio-x, você tem que esperar bastante e sentirá bastante frio.

Não vá com mochilas grandes ou qualquer tipo de bagagem. Leve apenas sua bolsa do dia e tente ao máximo não levar nada que possa barrar no raio-x. (Água eles não proíbem e deixam passar, tá? Não precisa levar vazia. Leve-a cheia mesmo).

Lembre que é um ambiente sagrado, então são proibidos shorts, saias e roupas justas. Mesmo no calor, tente ir com uma blusa não decotada, ou aos homens, não irem de shorts. Eles são bem rígidos com isso e você não vai querer perder o momento porque acabou indo com uma roupa inadequada (a eles).

Pode levar escapulário para abençoar?

Sim! Na audiência geral o Papa abençoa a todos os itens que as pessoas tenham levado. Eu levei um escapulário do meu pai, para que abençoa-se. Então, se você tiver algum escapulário, imagem ou algo que queira abençoar, leve-o. Só não pode nada com ponta cortante ou coisas que possam ser paradas no raio-x tá.

levei o escapulário do meu pai para ser abençoado no Vaticano
levei o escapulário do meu pai para ser abençoado

Vídeo da Missa do Papa Francisco

Assista nosso vídeo e veja como foi toda a experiência. Onde pegar o ingresso, como chegar perto dele e o que ele falou sobre a congregação Brasileira Palavra Viva.


Ficou com alguma dúvida? Não fique com ela, comente aqui embaixo que eu tentarei lhe ajudar.

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?

  • Chris

    Oi, tudo bem? Eu já recebi meu email de confirmação pra missa. Como é feito na hora de sentar? Quanto mais cedo, mais na frente vc consegue sentar? Obrigada!!

    responder
    • Aline Kamiji

      Oi Chris! Que bom que deu certo. Sim, um dia antes você tem que retirar o ingresso (igual mostrei no vídeo. Te mostro até qual a porta que você pega e tal). Aí, no dia seguinte, o quanto mais cedo você chegar, mais perto você fica. Quando eu digo mais cedo, é BEM cedo mesmo. As pessoas chegam até antes das 06:00.

      responder
  • VIRGINIA APARECIDA DA SILVA

    Oi Chris, há dias estou tentando e não consigo enviar o fax, através do site: hellofax.com. Qual o numero do fax que vc enviou e qual o site que vc usou para enviar o fax? Grata.

    responder
    • Aline Kamiji

      Oi Virginia. Eu fiz por carta, enviei a carta e recebi a confirmação por email. Você tem como enviar por carta? Ainda dá tempo pra ti?

      responder
      • Anônimo

        Aline muito obrigada pelo retorno. Estou preocupada porque quero para dezembro na Missa do Galo e li que tem que ser com 6 meses e a carta demora, mas mesmo assim vou envia-la.

        responder
        • Aline Kamiji

          No post eu conto que a minha levou menos de 3 meses. E foi pra primeira missa do ano, que também e importante é tal. Acho que não custa nada mandar a carta e torcer pra chegar. 🙂

          Boa sorte!

          responder
  • Melissa

    Olá boa tarde!
    Em vários lugares li que a carta pode ser por e-mail, mas não encontro o endereço em nenhum lugar.
    Existe mesmo esta possibilidade?

    Obs.: não encontro onde enviar fax na minha cidade e tenho medo de não dar tempo da carta física chegar. Vsmos em janeiro.
    Obrigada

    responder
    • Aline Kamiji

      Oi Melissa.

      Eu não tentei por email, porque pelo que eu fui informada eles respondem por email a sua solicitação por carta, mas não recebem pedidos por email. Eu acho que chega a sua carta sim, desde que você mande ainda nessa semana, sabe? A resposta deles virá no email que você colocar na carta. Eu também fui em janeiro e a minha carta chegou tranquilo lá, então, tente o quanto antes enviar.

      Qualquer coisa, só perguntar 😀

      responder
  • Edson Amorina Junior

    Que lindo, nós fomos para o Vaticano mas acabamos não buscando ir a uma missa com Papa. Muito boas dicas.

    responder
    • Aline Kamiji

      Obrigada! Na próxima ida ao Vaticano tente ir ver o Papa. É uma experiência bem diferente hehe

      responder
  • silvana Mattos

    Boa tarde Cris
    Vou em setembro para Roma, quero muito participar da audiência.
    Mas não consegui localizar no calendário qual o dia de setembro que ocorrerá.
    Estarei até dia 11/09/202

    responder
  • silvana Mattos

    Olá Chris, tudo bem?
    Poderia me ajudar por favor!
    Quero muito participar da audiência com o Papa, estarei em Roma no mês de setembro, até dia 11/09/2022
    Mas não consegui localizar no calendário os dias de audiência..
    Me da um help, please..
    Obrigada…bjss

    responder
  • Daniel

    Olá. Obrigado pelo post. Ajudou muito.
    Entretanto, preciso da sua ajuda, pois quero lá ir.

    responder
  • Silvana

    Bom dia Aline, poderia me ajudar por favor:
    Estarei em Roma de 03 a 07/09/2022 , quais os passeios consigo fazer nesses dias, e qual hotel sugere que não seja muito caro. Vamos em 3 adultos serão 2 quartos, minha enteada acho esse hotel Gioberti Art Hotel R$ 7.700,00 achei caro e longe.Por favor me ajude.

    responder
    • Aline Kamiji

      Oie Silvana! O Gioberti Art Hotel não é longe não, ele fica até que bem localizado. Tem que lembrar que Roma todos os valores são bem altos mesmo, mas na mesma temática do Gioberti, dá pra tentar esses aqui que são muuuuito bem localizados: Golden Rooms Piazza di Spagna, Spagna Ave, Mood Suites Tritone. Tem sempre que lembrar que hotel muito bem localizado você acaba tendo que pagar o preço maior e/ou ficar 3 em um quarto só. Pq a questão é a localização e não o conforto extra.

      responder
  • Silvana

    Oi Aline.
    Obrigada em me responder,
    E se puder me dar mais uma ajudinha
    Já mandei carta apara o Vaticano para participar da audiência, mas não responderam até agora.
    e no dia 04/09 será – XXIII Domingo do Tempo Comum – Santa Missa e Beatificação do Servo de Deus o Papa João Paulo I.
    Por ser uma missa também paga para entrar na missa temos que comprar ingresso, que horas teremos que chegar??

    responder
  • Vivian Zucchetto

    Gostaria de receber a benção presencial para bodas de 25 anos, o procedimento é o mesmo? tb é preciso vestido de noiva?

    responder