Certificado de Vacinação Internacional - Febre Amarela » Latitude Infinita
Latitude Infinita
RESERVE SEU HOTEL
SEGUROS VIAGEM
DESCONTO AIRBNB

Certificado de Vacinação Internacional – Febre Amarela

Hoje o assunto é sério e precisa de toda a atenção possível. Vou deixar aqui todas as informações necessárias para que você tome a vacina de Febre Amarela, consiga retirar seu Certificado de Vacinação Internacional e sua viagem ocorra da melhor forma possível.




Febre Amarela, pra que tomar a Vacina?

A Febre Amarela, é um vírus que causa hemorragia aguda, transmitida por mosquito e pode causar icterícia (olhos, mucosa e pele amarelada), por conta da icterícia que esse vírus é conhecido como Febre Amarela. Esse vírus pode matar e por causa disso, que todo cuidado é pouco para nos prevenir.

Como faço para tomar a vacina?

Essa vacina é indicada para viajantes e moradores das áreas de risco. Se você vai fazer uma viagem internacional, verifique nesse site, se o país de destino ou o país da sua conexão, exigem o certificado internacional de vacinação ou profilaxia.

Assim que você entra nesse link, você será direcionado a uma aba, para escolher o país. Coloque ali o país da sua conexão e depois faça a mesma pesquisa para o país do seu destino final.

  • Se estiver como recomendação:

Leia e veja se eles informam o motivo da recomendação e se tem alguma especificação de exigência. As vezes, aparece como recomendação para o país, mas caso você vá para área de mata ou regiões interioranas, estará escrito que é exigido. Então, leia bem essa parte do site da Anvisa.

  • Se estiver como exigência:

Ai será o momento em que você irá reler esse nosso post, dessa parte para frente. Irei lhe direcionar para que você consiga tomar a vacina e receber o certificado, da forma correta e ágil.



Preciso tomar, como faço?

Depois de ter verificado no site da ANVISA, sobre o local ao qual você irá viajar precisar da vacina. Você precisará ir ao posto de saúde próximo. O SUS fornece essa vacina de forma gratuita, porem, você também pode ir em clinicas privadas e pagar pela vacina, fica a seu critério.

No Sus:

Em posse de seu RG/CPF, comprovante da viagem e carteirinha de vacinação, vá ao posto de saúde próximo e solicite a vacina contra a febre amarela. Importante! se você precisa do certificado internacional, será preciso mostrar o seu comprovante de viagem e solicitar a vacina total e não a fracionada. O motivo disso? A fracionada não dá direito ao certificado internacional de vacinação. 

Não tenho a carteirinha do sus! Sem problemas, leve um comprovante de residência, para fazer o cadastro no posto de saúde.

Tomei a vacina, e agora?

Veja se o posto de saúde, ao qual você tomou vacina, já não emite o certificado. Alguns postos pelo Brasil, já emitem. Uma vez que a ANVISA esta lotada de solicitações, dessa forma, eles conseguem atender a todos da melhor forma possível.

Caso o seu posto de saúde não emita o certificado (o meu caso), você terá que ir até a ANVISA da sua cidade. No meu caso, a ANVISA fica no Aeroporto Internacional de Curitiba. Você pode descobrir onde fica uma ANVISA na sua região, por esse link.

Depois de descobrir onde você terá que ir. Faça o Pré-cadastro na ANVISA. Por favor, esse passo é super importante! Faça o pré-cadastro de casa e depois vá até a ANVISA. Não deixe de fazer o pré-cadastro, porque lá pode não ter computador disponível para isso e/ou o funcionário pode não querer lhe atender. Você já faz pré-cadastro pra tanta coisa, porque não fazer esse que é super importante? O link pro pré-cadastro é esseClique em Cadastrar novo, igual na imagem abaixo.

Após esse cadastro, dirija-se a ANVISA para a retirada da senha e então atendimento. O tempo que fiquei foi de 40 minutos, achei rápido, se for pensar a quantidade de gente procurando o serviço. Vale dizer que pra tomar a vacina no posto eu fiquei 2 horas aguardando, então, na ANVISA foi tranquilo.

Eles irão solicitar um documento de identidade e irão imprimir o certificado de vacinação internacional na hora. Esse certificado vale pela vida toda, você não precisa tomar uma segunda dose para refazê-lo. Você só precisará de segunda via, caso perca ou adicione uma nova vacinação.

Nosso vídeo: Certificado de Vacinação Internacional

Fizemos um vídeo no nosso canal do youtube sobre a vacinação. Caso você tenha ficado com alguma dúvida, creio que o vídeo irá retirá-lo, caso contrário, por favor, comente aqui embaixo que eu terei o prazer de lhe ajudar.

 

Produtos de Beleza para usar no Inverno
Check List: mala de viagem
Novo procedimento TSA
6 comentários
  • Flavio

    Informação muito importante.

    Responder
  • Evandro Abu Kamel

    Olá, bom dia.

    Já tomei a vacina e fiz o cadastro no site da ANVISA, irei lá assim que estiver mais tranquilo.
    Qual o conteúdo desse certificado de vacina? Ele contém todas as vacinas que nós tomamos? É necessário apresentar o cartão de vacinação para isso?

    Grato.

    Responder
    • Aline Kamiji

      Olá Evandro!
      Certificado de Vacinação - Aberto

      O certificado tem as suas informações (nome e documento), sua assinatura e a vacina a qual você tomou. Nesse caso, a febre amarela. Há espaço para mais de uma vacina no documento, e caso você tenha tomado outra vacina (que necessite de certificado internacional), ela também aparecerá nesse documento.

      Para isso, você precisa levar na ANVISA seu RG/CPF e a carteirinha de vacinação. Não esqueça de levar esses itens, para que o certificado seja liberado no mesmo momento, ok? Se tiver alguma outra dúvida, por favor, pode comentar =D

      Obrigada por ler nosso blog.

      Responder
      • Evandro Abu Kamel

        Dúvidas esclarecidas. Agradecido. 🙂

        Responder
        • Aline Kamiji

          Que bom que ajudei Evandro! Qualquer coisa, volte aqui tá?

          Responder