Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

Roteiro de 1 dia no Porto: Pontos turísticos incríveis

Roteiro de 1 dia no Porto: Pontos turísticos incríveis

Eu me apaixonei pelo Porto e por conta disso, vou compartilhar o nosso roteiro de 1 dia no Porto, para que você também se apaixone. Eu não imaginava que iria gostar da cidade. Na minha cabeça, eu tinha que o Porto era algo similar a Lisboa e que a sua única diferença eram as vinícolas. Grande engano! Porto é uma cidade incrível de se conhecer e tem muito, mais muito lugar que fará você se apaixonar pela cidade.

Primeiro de tudo, como chegamos no Porto? Então, saímos de Lisboa, rumo a Porto, parando em várias cidades no seu caminho. Comumente isso é chamado de viagem de carro ou road trip, se quiser deixar mais chique. Aqui no blog eu já te contei da nossa parada em algumas das cidades e deixo aqui embaixo a relação delas, para que você possa, quem sabe se inspirar

No primeiro dia visitamos ÓbidosPeniche e terminamos o dia em Nazaré. Nazaré foi a primeira cidade dormitório da viagem, caso queira saber onde ficamos e como foi, só ler nosso post sobre O que fazer em Nazaré. Saímos próximo do horário do almoço e fomos a cidade de Batalha, almoçamos em Leiria e comemos o melhor bacalhau de nossas vidas por lá. Acha que acabou? Nada, ainda fomos a Figueira da Foz e terminamos o dia em Aveiro. Em Aveiro ficamos hospedados em um hotel, que você pode ver aqui ou ler nossa experiência aqui.

Ufa! Enfim chegamos no Porto. Passamos por diversas cidades, como você vê e todas valem a visita. Principalmente Nazaré, Batalha, Leiria e Aveiro. De todas as cidades que coloquei na listagem, a que eu mais amei foi Aveiro. Então, recomendo que você dê uma olhada no post, para parar por lá. Combinado?

Nós ficamos no total 3 dias inteiros na cidade e eu irei comentar de cada um desses dias aqui no blog. Porém, irei dividi-los por assunto. Já que no segundo dia visitamos uma vinícola e passeamos mais por Vila Nova de Gaia. No terceiro dia fomos a Guimarães e Braga.

Primeiro Dia

Vou explicar cada um dos locais que fomos nesse dia e deixar as informações de local, endereço, horário de funcionamento e coisas nesse gênero. Caso você queira saber de tudo, mas de uma forma em audio-visual, deixo abaixo o nosso vídeo desse primeiro dia, que já postamos no Youtube. Assim você pode criar seu roteiro da melhor forma possível.

Mesmo que você prefira ler, assista para ver como são os locais e o que você pode encontrar por lá, combinado?

Manteigaria

Nesse primeiro dia, nós começamos indo comer no Manteigaria. O Manteigaria é conhecido pelo seu pastel de Nata e por sua disputa (no gosto popular) de ser o melhor pastel de nata. Na minha opinião? Ele é sim saboroso, mas não ganha do pastel de Belém, o tradicional. O motivo disso, é que o pastel de Belém você não sente muito o doce, o que te possibilita comer muito mais. Já o do Manteigaria, das duas vezes que provamos, tinha um gosto maior de açúcar. E olha que eu sou bem formiga (como você viu nesse post de Tour de Doces em Curitiba).

De qualquer forma, eu te recomendo sim pelo menos provar uma vez o pastel de nata deles. Até mesmo, porque, vai que nas duas vezes que eu provei eles erraram na mão e quando você comer não? Então, pare sim no Manteigaria para começar o seu dia com o pé direito.

INFORMAÇÕES GERAIS

  • Endereço: R. de Alexandre Braga 24
  • Horário de Funcionamento: Todos os dias das 08:00 as 20:00 (alguns dias até as 21:00).

Livraria Lello

A Livraria Lello acabou tornando-se um ponto famoso da cidade, depois que J.K. Rowling. A criadora de Harry Potter, comentou que as escadarias do castelo de Hogwarts, eram inspiradas na livraria Lello. Uma livraria pequena e pacata, viu-se cercada por fãs que queriam ter o prazer de tirar uma foto nas suas escadas. Por conta disso e para tentar manter uma certa ordem no local, a livraria começou a cobrar entrada.

Você pode até ser contrário a ter que pagar para entrar em uma livraria. Pra te dizer bem a verdade eu sou também, mas a grande questão ali é que o ambiente é pequeno e se todas as pessoas que entrassem, de fato fossem adquirir algo, eles não cobrariam entrada. Quando eu digo que tem muitas pessoas, são muitas pessoas mesmo. Nos vários horários em que fomos por lá, havia uma fila gigantesca na área externa. Pior ainda no período da tarde, que cheguei a ver a fila ter o tamanho de duas quadras!

O custo para entrar é de 5 euros e você compra esse ticket no Armazém do Castelo. Que fica na esquina, antes de chegar na Livraria em si. Por falar no armazém, lá dentro tem uma reprodução da Estação King Cross. Já te digo que ali não tem fila e eu filmei essa parte tranquilamente.

Caso você queira ver o vídeo especial Harry Potter que eu fiz por lá, só apertar o play.

INFORMAÇÕES GERAIS

  • Endereço: R. das Carmelitas 144
  • Horário de funcionamento: Todos os dias das 09:30 as 19:00.

Se eu entrei para tirar foto da escadaria? Não. A fila estava demorando bastante e antes de comprar o ingresso, eu parei na loja do lado e comprei um sorvete. Fiquei analisando no tempo de tomar o sorvete se a fila mexia, e vou te dizer que mexeu muito pouco. Em 20 minutos apenas 1 pessoa entrou. Tinham 20 na fila, então, calcule quanto tempo eu teria perdido só nessa fila. Pois é, não rolou. Quem sabe em uma próxima, quando eu tiver bastante tempo na cidade.

Aliás a Carol entrou na Livravia Lello com o filho e contou essa e sobre as principais atrações no Porto com criança que vale muito!

Estação Ferroviária de Porto

Roteiro 1 dia no Porto

A estação São Bento foi, sem sombra de dúvidas, a estação que eu mais amei conhecer no mundo. Sério, a estação é muito linda, tem muitos azulejos azuis por toda a sua estrutura e a sensação que eu tive ali dentro, foi de plenitude. E olha que tinha muita gente no entorno. Tem que lembrar que de fato essa estação está a pleno vapor funcionando, então, tem muita gente indo e vindo por ali. Se você puder parar naquele local e apreciar a beleza, por favor, pare. É de graça e você ainda de quebra conhece um pouco da história de Portugal pelos azulejos.

Se quiser ver como é a estação por dentro, sem problemas! Nós também fizemos um vídeo apenas dela. Só clicar no play ai embaixo e apreciar essa estação junto conosco.

VINHO DO PORTO FERREIRA

Saindo da Estação de São Bento, logo a frente dela (atravessando a rua), tem um ponto de ônibus. Ali você deve pegar um dos ônibus que vá até Vila Nova de Gaia. A cidade atravessando a ponte. O ônibus que nós pegamos foi o 901 e nós descemos na Via Rosa Mota. Você pode descer mais a frente, no Largo da Cruz, que é bem perto da Vinícola, mas nós descemos antes para que pudéssemos andar um pouco pelas ruas. Eu sei que parece loucura, mas fazemos isso com uma certa frequência, descer antes do ponto de fato, para olhar a região.

De todos os vinhos do Porto, o Ferreira é o único que começou na mão de portugueses e continua na mão de uma família portuguesa. Claro que os donos já mudaram e não são mais os Ferreiras, agora são os Guedes. Porém, continuam com portugueses e isso deve ser valorizado.

Roteiro 1 dia no Porto

Como eu expliquei ali, o local fica em Vila Nova de Gaia e tem um motivo para isso. Em vila Nova de Gaia a temperatura é inferior a temperatura do Porto. Alguns pequenos graus já fazem diferença na produção do vinho e por conta disso (e também por causa dos impostos, né), todas as vinícolas estão para esse lado do rio. Você verá ao longo da orla do rio douro, muitas vinícolas. Eu chamo de vinícola, mesmo ali não tendo a plantação, para que você entenda do que estou falando. Ali é um museu e possui os barris de vinho. As plantações ficam no alto do rio douro, lá perto do Peso da Régua. Local esse que visitaremos ao longo dessa nova viagem por Portugal, então, segure essa informação.

Para o Tour pelo Ferreira, você deve escolher entre algumas opções, conforme eu mostro abaixo:

  • Tour Clássico: Tour + 2 provas de vinho: 12 euros.
  • Tour Premium: Tour + 3 provas de vinho: 15 euros.
  • Tour Dona Antônia: tour + 5 provas de vinho: 22 euros.
Roteiro 1 dia no Porto

Quer saber mais sobre? Temos vídeo desse passeio também e ainda te conto um pouco mais sobre a história dos Vinhos do Porto, só apertar o play.

INFORMAÇÕES GERAIS

  • Endereço: Av. de Ramos Pinto 70
  • Horário de Funcionamento: Todos os dias das 10:00 as 18:00.

Miradouro da Batalha da Vitória

Você ainda tem pique para visitar mais alguma coisa nesse dia? Então, já prepare-se para voltar ao outro lado do Rio Douro e partir rumo ao Porto novamente. Vale dizer que você pode almoçar ali na região da Orla do Rio Douro, tem tanto o mercado municipal Beira-Rio, quanto restaurantes na região. Nós almoçamos no Rabelos Restaurante Bar e gostei bastante do bacalhau as Natas deles.

Você pode atravessar a ponte a pé, como fizemos. Ou pegar um ônibus ou trem para voltar ao Porto. Fica bem ao seu critério. No primeiro vídeo aqui, mostro que pegamos o Teleférico e depois fomos a pé até o Porto, você pode escolher fazer o mesmo, ou decidir algo diferente.

Quando ao Miradouro, pra mim esse foi o local que mais gostei para ver o Por do Sol. Sem sombra de dúvidas o melhor local, ainda mais por ser de graça e perto do centro. Você ainda pode terminar de ver o por do sol e ir comer algo no jantar, andando. Então, veja essa possibilidade de incluir o miradouro no seu roteiro.

O local te dá uma vista da ponte e do outro lado do rio douro, que é de arrepiar. Sem tirar que tem vários pássaros por ali (gaivotas), e ai o por do sol fica ainda mais incrível, vendo a natureza se movimentar. Se quiser, aproveite para comprar um vinho Ferreira lá na vinícola e tomá-lo enquanto admira o por do sol nesse miradouro.

Sério, coloque em seu roteiro esse miradouro, seu 1 dia vai ficar incrível com ele. Eu simplesmente amei e sempre volto pra ver o pôr do sol aqui.

Roteiro 1 dia no Porto

INFORMAÇÕES GERAIS

  • Endereço: R. de São Bento da Vitória 11
  • Horário de Funcionamento: Todos os dias das 09:00 as 21:00. Sim, ele tem um portão e é fechado as 21 horas.

 

 

Roteiro de 1 dia no Porto

O primeiro dia acabou! Você ainda pode adicionar alguns outros locais, como jantar um Pastel de Bacalhau, na casa do Bacalhau (R. Campo dos Mártires da Pátria 108). Ou comer uma pizza no Il Pizzaiolo (R. de Cândido dos Reis 18). Ou ainda comer doces com leite, na leitaria mais antiga do Porto, a Leitaria da Quinta do Paço (Praça Guilherme Gomes Fernandes 47).

O que você decidir fazer, eu tenho certeza que será muito incrível e que você terá lembranças ótimas desse dia. Se você fizer esse roteiro, já sabe né? Volte depois e me conte o que achou. Eu vou adorar saber quais as suas considerações desse roteiro e o que mais você inclui. Vai que na próxima viagem eu não cito você e ainda conto em vídeo que a dica veio daqui.

Onde se hospedar no Porto

Essa parte pode ser polêmica! No Porto tem um movimento para tentar regulamentar e restringir o uso do Airbnb. Como nas grandes capitais pelo mundo, os locatários vêem no Airbnb a possibilidade de ganhar mais dinheiro e ter moradores diferentes e valores diferentes ao longo do ano. Por conta disso, muitas pessoas estão tendo seus contratos cancelados de aluguel e tendo que sair da cidade, principalmente do centro da cidade, para as regiões metropolitanas.

É um movimento que vem ocorrendo pelo mundo e nós entendemos. Entretanto, e sim, tem um entretanto. Nessa viagem nós ficamos sim em um Airbnb. A diferença é que pegamos um próximo do estádio do Dragão, que fica em uma estação final de metro e não é perto do centro. Esse apartamento é de uma moça que o aluga apenas para isso, nunca tendo tipo locatários. Caso seja a sua primeira vez usando o Airbnb, você tem desconto de R$ 130,00 na reserva, usando nosso link do Airbnb de desconto.

Se a sua vibe é mais hotéis, eu posso te indicar esse (Fenix Garden), que havíamos olhado e pensado em nos hospedar. Porém, se esse hotel não estiver no seu budget e/ou estiver lotado, você pode pesquisar um novo na caixa abaixo. Se o nosso post o ajudou a formular seu roteiro, por favor, pense em reservar pelos link que eu disponibilizei aqui. O Booking e o Airbnb não irão lhe cobrar mais por isso, mas irão nos remunerar pela indicação e isso ajudará ao blog e ao canal.

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?

  • Lidiane

    Adorei o roteiro, Aline!

    responder
    • Aline Kamiji

      Obrigada Lidiane! No canal do YouTube temos mais conteudo sobre a viagem a Portugal. Caso você queira ver as demais cidades 🙂

      responder