Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

O que você precisa saber sobre o Elétrico 28

O que você precisa saber sobre o Elétrico 28

Vai para Lisboa e ficou sabendo que existem um Elétrico por lá que te permite visitar alguns dos principais pontos turísticos da cidade, mas não sabe se ele vale a pena? É isso que irei te contar nesse texto. Abordarei 3 pontos positivos e negativos sobre o elétrico 28 e você terá, no final do texto, uma boa ideia do que lhe espera.

O Elétrico 28

Se você já viu alguma foto de Lisboa ou se você conhece a cidade, certamente já se deparou com um desses charmosos elétricos. Ele já possui mais de 100 anos e sua cor amarela é característica. O elétrico já faz parte da paisagem lisboeta.

O elétrico 28 é famoso principalmente por conta dos locais pelos quais ele passa, mas qual a rota em si? Criamos o percurso no mapa do Google com toda a rota do Elétrico 28. Ele sai do Campo de Ourique e vai até a praça de Martim Moniz. Não desanime se a fila estiver longa, são vários elétricos 28 na rota, então você entrará no próximo. Olhe o mapa para ver os locais e decidir se quer ou não encarar.

A passagem do elétrico 28 custa 2,90, o que significa que cada subida sua no elétrico custará esse valor. O que nós recomendamos mesmo é que você compre o ticket que vale 24 horas de metro e elétrico (que custa 10,40 – mostramos no vídeo como comprá-lo). Esse cartão lhe dará o direito de usar metro, ônibus e trem por 24 horas. Com esse cartão você pode considerar o elétrico 28 o hop-on e hop-off mais charmoso do mundo. Praticamente a essência de Lisboa está no caminho desse elegante bondinho.

Informação adicional: Imagine você que os primeiros bondes de Lisboa eram puxados a cavalo! E essa rota viveu a época da ditadura, 2 grandes guerras e viveu o Euro nascer. Não é incrível?

Quando pegar?

Um dos cartões de Lisboa e que o trajeto do elétrico vai é o Castelo de São Jorge. Se é a sua primeira vez na cidade, não deixe de conhecer o castelo! O ponto final da rota do elétrico 28 fica no Campo de Ourique, e é ali que existe um mercado que atrai diariamente os lisboetas procurando vegetais e carnes frescas pela manhã.

Se você começou o seu roteiro próximo do almoço, já desça no Ramiro. Um restaurante local de frutos do mar com ótimo custo benefício. Se você quiser saber o que comemos lá e todos os preços, fizemos um vídeo desse dia e também mostramos tudo que comemos por lá.

Agora se você pegar essa rota mais ao entardecer, já te indico parar em um dos pontos altos da cidade para ver o pôr do sol. Pode ser ali, no castelo de São Jorge, que te dará uma vista incrível da cidade. Ou então para em um desses bares com sacadas e que você pode comer e beber enquanto vê o sol se por. Esse bar eu mostro no vídeo acima, combinado?

Pontos Positivos do Elétrico 28

Vamos primeira falar dos pontos positivos, para que você possam depois comparar com os negativos e ver quais desses pontos você levará em consideração no seu roteiro.

  1. Ponto Positivo: São vários elétricos nessa linha e você consegue chegar nos locais mais famosos de Lisboa sem ter que aguardar em uma fila muito grande. Vale lembrar que fomos em setembro/2018 e as filas estavam bem ok de suportar, mas já ouvimos gente falando que a alta temporada fica impossível.
  2. Ponto Positivo: O elétrico por mais antigo que seja, ele é muito bem conservado. Não está decadente, nem você terá medo de pegar um tétano dentro dele. Pegamos alguns elétricos dessa rota, já que descemos em vários pontos e todos os elétricos eram similares. Você pode ver no vídeo que ele é bem cuidado.
  3. Ponto Positivo: Eu comentei no primeiro ponto que ele passa pelos locais mais famosos de Lisboa e de fato ele passa. O que eu coloco como ponto positivo aqui é o fato de que você conseguirá fazer todo o trajeto em apenas um dia e de quebra, enfrentar as ladeiras que existem em monte por Lisboa. Então, evitar ladeiras e ver tudo em um dia, é algo que considero um super ponto positivo.

Pontos Negativos do Elétrico 28

Aquele momento em que você vai querer me odiar por apontar erros, mas alguns desses pontos você precisa saber antes mesmo de sair pra sua viagem.

  1. Ponto Negativo: O elétrico 28 é bem cheio e não apenas por turistas. O elétrico é usado pelos Lisboetas, o que significa que você estará super animado do lado de alguém que esta voltando cansado pra casa. Então, não fique esperando que os lisboetas que estiverem dentro do elétrico 28 sejam muito comunicativos e/ou fique conversando com você. Você também não fica tão comunicativo depois de um dia de trabalho, né?
  2. Ponto Negativo: Esse ponto negativo pode ser considerado positivo? Quem sabe. Como eu disse o elétrico 28 é bem cheio e um local que você pode ficar, sem ser amassado e ter uma vista melhor de dentro dele é no fundão. Ali você terá um pouco mais de liberdade do que no meio, mas vale dizer que no fundo é onde tem a saída do elétrico, então, não fique perto da porta para não ser empurrado.
  3. Ponto Negativo: Você estará dentro de um meio de transporte a maior parte do tempo. Eu particularmente gosto de poder andar por entre as vielas e ver as pessoas interagindo em seu ambiente e dentro de um meio de transporte você não vê toda essa interação. Sem tirar que a grande graça de andar pelas ruas de Portugal é parar em algumas padarias e apreciar o pão ou o pastel de nata desconhecido.

Ponto positivos e negativos apresentados, agora a única coisa que falta é você se inscrever no nosso canal e ver todos os demais vídeos que fizemos por Portugal. Combinadinho?

[table id=1 /]

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?