Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

Portugal de Carro: Como montamos a nossa viagem

Portugal de Carro: Como montamos a nossa viagem

Se você está preparando sua viagem por Portugal de Carro esse será o seu post guia. Isso mesmo, aqui eu conto ponto por ponto, nossa viagem de carro por Portugal e ainda deixo todas as informações de hospedagem e aluguel de carro, para que você também possa cotar e pegar os melhores valores, como nós pegamos.

O que você lerá nesse texto?

  • Qual veículo alugar
  • Conexão com Internet
  • Lisboa, Óbidos, Peniche e Nazaré
  • Batalha, Leiria, Figueira da Foz, Aveiro
  • Porto, Guimarães e Braga
  • N108 – Peso da Régua, Lamego, Viseu
  • Piódão e Devolução do Carro em Lisboa.

Portugal de Carro: Informações Importantes

Vamos começar pelo veículo, já que de fato é um item fundamental para essa viagem. Nós alugamos o nosso pela Rent Cars, que realiza a cotação entre as locadoras de carro e te mostra quais as melhores opções disponíveis. Na época que realizamos a cotação e fechamos (a viagem foi em Setembro/2018), o melhor preço/benefício era a Budget.

O veículo que alugamos foi um Opel Corsa, que o Will acreditou ser Turbo, pela rápida resposta que o carro dava. Nós alugamos esse veículo por 8 dias completos. Retiramos o veículo em Lisboa e o devolvemos em Lisboa também. O local de retirada e retorno foi na estação Oriente.

O seguro do carro foi o completo, que era: Cobertura de danos, cobertura de furto, responsabilidade de terceiros, cobertura de vidros e kms ilimitados. Ficando um total de 556,46 euros (Aluguel + Seguro). Efetuamos o pagamento em dinheiro na devolução do carro. Ah! é necessário um cartão de crédito na retirada, para que eles reservem em seu cartão o valor de garantia. Depois da devolução, esse valor é devolvido no seu cartão de crédito.

Resumo da Questão do carro:

  • Alugamos pela Rent Cars, o melhor preço no dia foi com a Budget.
  • O aluguel foi para 8 dias completos. Retirada e devolução em Lisboa.
  • Fizemos o seguro completo do carro, para qualquer imprevisto.
  • Total: 556,46 euros (aluguel + seguro).
Também falamos da viagem em vídeo, viu?

Como abastecer o carro em Portugal?

Fique atento que o abastecimento do carro é diferente, sem tirar que o carro que alugamos era Gasóleo (o diesel deles), e você precisa ficar atento na hora de abastecer para não encher um carro de gasóleo com gasolina.

No vídeo acima nós mostramos como abastecer em Portugal e acho que caso você vá pegar um carro, seria bom assistir o vídeo.

Como funciona o pedágio em Portugal?

Já saia da locadora de carro com o sem parar deles, que se chama: Via Verde. Com o Via Verde, você irá passar pelos pedágios pela faixa destinada a ele, e conseguirá passar por todos sem precisar parar.

Funciona da mesma forma que o que temos aqui no Brasil, onde você passa no pedágio sem precisar parar e depois o valor desse pedágio vem cobrado no seu cartão de crédito.

No nosso caso o valor cobrado, que veio em nosso cartão, foi de R$ 208,16 reais. Vale dizer que passamos por diversas cidades e muitos pedágios, então achei o preço bem bom em relação a isso. Já vou lhe explicar quais foram os nossos percursos, assim você já terá uma noção de onde fomos.

Chip de Celular

Em viagem de carro eu considero o chip de celular indispensável. Por quê? Pois caso ocorra alguma emergência na estrada, você necessita de um telefone rápido para comunicação.

Principalmente se você levar em consideração que precisa do celular para conectar o GPS e não se perder na estrada. Aliás também foi necessário para nos comunicarmos com os donos dos Airbnb’s que ficamos, já que não tínhamos um horário fixo para a chegada.

Por conta disso, nós adquirimos um chip de celular no shopping Vasco da Gama, em Lisboa. Esse chip por 10 euros e ele durou o período completo da viagem, que foram de 12 dias. No último dia ele ainda tinha mais de 1G de internet que não usamos.

Agora se você não quer perder tempo procurando o Chip no Shopping, você pode comprar o chip do viaje conectado. Nós usamos esse chip na viagem para a Ilha da Madeira.

O Roteiro

Primeiro Dia Portugal de Carro

Nos chegamos em Portugal, por Lisboa um dia antes da nossa saída e retirada do carro da locadora de veículos. Chegamos em Lisboa, dormimos esse primeiro dia, para no dia seguinte saímos por Portugal de carro. Vale dizer que em nossa chegada já aproveitamos para comprar o chip de celular, conferir onde retiramos o carro e comer alguns pastéis de Belém. Ninguém é de ferro por aqui.

No primeiro dia com o carro, fizemos o roteiro da seguinte forma:

  1. Saída de Lisboa
  2. Conhecemos Óbidos.
  3. Almoçamos em Peniche.
  4. Dormimos em Nazaré.

Todos esses locais já fizemos vídeo para o canal e já estão em nossa playlist no canal. Caso você tenha curiosidade para assistir, só se inscrever. Mas eles também já tem post aqui no blog e já estão com seus respectivos links para que você possa ler.

Onde se hospedar em Nazaré?

Em Nazaré nós ficamos em um Airbnb. Como essa cidade recebe um evento grande de Surf, ela tem muitas opções de hospedagem. Vale dizer que na época do evento, as hospedagem ficam sim mais caras e difíceis de encontrar, já que, convenhamos tem muita gente indo pra lá. Em Setembro, que foi a época que fomos, não tem evento de surf, então os valores e a procura estavam muito mais tranquilos.

Reservamos uma casa inteira no Airbnb, com a nossa anfitriã Sra. Argentina. Alugamos a casa completa (ela mora em outra casa no mesmo terreno). E tem opção de apenas quarto, viu? Gostamos bastante da localização da hospedagem e também das condições do apartamento. Por isso, caso você queira hospedar-se por lá, clique aqui.

Segundo dia por Portugal de Carro

Saímos de Nazaré na metade da manhã do dia seguinte. Aproveitamos para ver um pouco da praia e dos peixes que ficam secando perto dos barcos, e partimos para o nosso próximo destino.

  1. Saímos de Nazaré
  2. Conhecemos Batalha (UNESCO)
  3. Almoçamos em Leiria
  4. Conhecemos Figueira da Foz
  5. Dormimos em Aveiro (Vídeo) e Roteiro em Aveiro (post)

Em Aveiro nós chegamos para ver o Pôr do Sol (que você pode assistir clicando no link acima). Por lá nós nos hospedamos em um Hotel, que por sinal achei muito bem localizado e confortável. Aqui em Aveiro eu te dou a dica de ficar pelo menos um dia inteiro. A cidade tem muita coisa legal para ver e nós só conseguimos ver menos da metade.

Onde se hospedar em Aveiro

Em Aveiro nos hospedamos no Hotel Aveiro Palace. Primeiro que ele é de frente a ria e você tem a vista do quarto do hotel para ela. O quarto é grande e o banheiro maior ainda, o que sinceramente foi bem positivo, para quem estava ficando mais em Airbnb nessa viagem, um hotel foi um refresco. Eu chamo de refresco, porque a junção de Airbnb e Hotel é sempre algo incrível em uma viagem. Você terá a sensação de ser um nativo, com a sensação de turismo. Então, tente intercalar os dois tipos de hospedagens.

Terceiro dia por Portugal de Carro

Saímos de Aveiro nesse terceiro dia, depois do almoço. Para tentarmos aproveitar o máximo da cidade, no curto período de tempo que programamos para ela. O nosso destino nesse terceiro dia foi Porto, o qual chegamos no final do dia, para também pegar um por do sol lindo.

A Marcelle do Viciada em Viajar, tem um post sobre o que fazer em Porto, que vale muito ler.

Na cidade do Porto nós ficamos um total de 3 dias, sendo que nessa programação passamos um dia por Guimarães e Braga. Cidades que adoramos conhecer e que dividimos metade do dia em uma e a outra metade na outra. Nesse dois locais nós também temos vídeo, então, já prepare a pipoca porque você irá maratonar o Latitude Infinita hoje.

Hospedagem no Porto

Nessa viagem nós ficamos sim em um Airbnb. A diferença é que pegamos um próximo do estádio do Dragão, que fica em uma estação final de metro e não é perto do centro. Esse apartamento é de uma moça que o aluga apenas para isso, nunca tendo tipo locatários. Caso seja a sua primeira vez usando o Airbnb, você tem desconto de R$ 130,00 na reserva, usando nosso link do Airbnb de desconto.

Se a sua vibe é mais hotéis, eu posso te indicar esse (Fenix Garden), que havíamos olhado e pensado em nos hospedar. Porem, se esse hotel não estiver no seu budget e/ou estiver lotado, você pode pesquisar um novo na caixa abaixo.

Se o nosso post o ajudou a formular seu roteiro, por favor, pense em reservar pelos link que eu disponibilizei aqui. O Booking e o Airbnb não irão lhe cobrar mais por isso, mas irão nos remunerar pela indicação e isso ajudará ao blog e ao canal.

Se você tiver mais tempo na Cidade do Porto, recomendo bastante você dar uma passada em Matosinhos. Matosinhos é uma cidade litorânea, com muitos restaurante de frutos do mar e lojas legais de ver.

Sétimo dia por Portugal de Carro

Como ficamos alguns dias no Porto, só continuamos a nossa rota por Portugal, no sétimo dia de viagem de carro. O qual decidimos que pegaríamos o máximo da rodovia que margeia o Rio Douro. Essa estrada é a N108. Quando você pesquisa no Google Maps, a rota que irá lhe fornecer será outra, uma mais rápida e não tão bonita quanto a N108. Por isso, você precisa alterar a rota criada do google para que ela permaneça a maior parte do tempo na N108.

Para ir do Porto a Peso da régua, nós pegamos a N108. Aliás, para conseguir pegá-la você tem que ficar de olho no GPS. Usualmente ele tenta alterar para uma rota mais rápida, então, você a todo momento tem que alterar no mapa.

Não é complicado, pode até parecer ser escrevendo, mas fica fácil de seguir apenas a N108. A vista desse trajeto foi uma das coisas mais lindas que já presenciamos.

Nós chegamos a almoçar em Peso da Régua, mas fizemos uma escolha errada e não recomendarei o local. Porém, na cidade em si tem muitos lugares legais para você conhecer e se aventurar na comida.

Aliás, se você conseguir ficar um dia por aqui, dá para fazer passeio nas vinícolas, andar de barco pelo Douro e muito mais.

O que fazer em Lamego?

Olha, essa parte foi uma aventura para nós. Em nosso roteiro prévio, não havíamos incluído Lamego. Porém, ao passar de carro pela cidade decidimos parar. Valeu cada minuto gasto por ali.

Lamego é uma cidade pertencente ao Distrito de Viseu (sua último parada nesse dia). Ela tem uma escadaria de 900 degraus, que dá de frente com uma igreja muito linda. Olha ai o vídeo abaixo.

Hospedagem em Viseu

Em Viseu nós ficamos hospedados em um hotel simples e bom, o Hotel José Alberto. Esse hotel é familiar, fomos atendidos na recepção pela esposa do dono. Chegamos a tomar um vinho do Porto com o dono e ainda vimos as crianças. Existem quartos mais caros e mais baratos no hotel, nós ficamos em um dos mais baratos (contenção de custos né galera), mas que era bem bom e com uma cama deliciosa.

Ah! tem café da manhã. O que sempre ajuda o viajante de vários dias. Procurar uma padaria para depois voltar ao hotel, não teria sido tão divertido, do que descer de pijama e tomar um café da manhã reforçado. Tinha até geleias caseiras, presta atenção!

Oitavo Dia por Portugal de Carro

Nesse oitavo dia de Portugal de Carro, nós saímos de Viseu ainda de manhã. Partimos em destino a Piódão, que é uma cidadezinha no meio de montanhas (e que vale a visita), para então terminarmos o dia em Lisboa.

Aliás, devolvemos o carro na hora que chegamos e fomos dormir em um Airbnb. Esse Airbnb era bem localizado, porém, tinha infestação de formiga, então não irei recomendá-lo. Longe de mim fazer você trazer na mala formigas portuguesas. Então, procure um hotel em Lisboa e/ou outra casa, mas não compartilharei essa que ficamos. Não vale o sofrimento.

Em Lisboa nós ainda ficamos por mais 4 dias completos. Visitamos a minha família, vimos minha tia-avó, minha avó e meus bisavós. O que sempre é algo agradável de visitar.

Aproveitamos Lisboa para comer e conhecer alguns pontos que não conhecíamos anteriormente. O Restaurante Ramiro que mostro no vídeo, foi um dos locais deliciosos dessa viagem. Se puder, vá comer ali e depois ver o Pôr do Sol no Castelo de São Jorge.

[table id=1 /]

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?

  • Gisele Rocha

    Excelentes dicas, Aline, principalmente a do diesel. Eu sou muito desatenta, se você não tivesse falado eu ia errar feio!

    responder
    • Latitude Infinita

      Não é? Eu sou péssima nessas partes, certeza que iria acabar estragando o carro colocando gasolina ao invés de gasóleo. haha Obrigada por ter lido o nosso texto de Portugal de carro. <3 Ainda mais vindo de você.

      responder
  • Ana Carolina Miranda

    No ano que vem também viajarei por Portugal de carro e já salvei seu post, pois adorei as dicas.

    responder
    • Aline Kamiji

      Ai que bom Ana! fico bem feliz em saber que ajudamos <3 Quando estiver preparando tudo e tiver alguma dúvida, comenta aqui tá? Super te ajudarei a preparar.

      responder
  • Ana Carolina

    Já anotei suas dicas, pois ano que vem volto para Portugal e vou passear de carro pelo país

    responder
    • Aline Kamiji

      Ai que ótimo! Espero mesmo que essa nossa viagem de Carro em Portugal ajude. Se precisar de ajuda já sabe né? Só voltar aqui 😀

      responder
  • Adriana

    Oi Aline! Vi seu vídeo da viagem. Achei muito bom!!! Fiquei com uma dúvida. Vc diz que alugou o carro por 8 dias e pagou 556,00 euros. É esse valor mesmo? Achei alto, comparando com as cotações que fizemos.

    responder
    • Aline Kamiji

      Oi Adriana. Depende da época do ano que você vai, se você pega o seguro total e não parcial. Esse tipo de coisa faz com que os preços fiquem diferentes. Se vocês acharam menor, super aproveitem =) Adoraria ter pago menos e comido mais heheh

      responder